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Tipo do documento: Artigo
Título: Educação em diabetes: do acolhimento ao autocuidado
Autor: Damas, Gleicy Kelle Alves
Santana, Bruna de Paula
Pires, Thais Marielly de Souza
Brandao, Amanda dos Anjos
Pereira, Maria Clara D´Alcantara
Castro, Vivia Ribeiro
Silva, Ana Luiza Araujo da
Lourenco, Danielly Rezende
Marques, Rosana de Morais Borges
Stringhini, Maria Luiza Ferreira
Resumo: A educação em diabetes é um processo contínuo de acesso ao conhecimento para que pacientes desenvolvam habilidades para o gerenciamento da doença. Pensando assim, o presente projeto ocupa o tempo de espera por consultas hospitalares para desenvolver ações educativas. Os temas abordados são apresentados por graduandos, de forma lúdica, simples, com figuras ilustrativas ou jogos motivadores de discussão, estimulando a troca de experiências entre pacientes, acadêmicos e profissionais de saúde. Também foram realizadas três oficinas culinárias e envio de 37 mensagens, por aplicativo, relembrando o conteúdo discutido presencialmente e mantendo vínculo entre paciente e equipe de saúde. Os resultados das ações educativas são avaliados por testes e demonstram que, em 14 ações, os acertos no pós-teste superaram os do préteste. Concluiu-se que o projeto contribui para a promoção da saúde dos pacientes e para a formação profissional dos discentes.
Abstract: Diabetes education is an ongoing process of access to knowledge for patients to develop skills for disease management. With this in mind, the present project occupies the time of waiting for hospital consultations to develop educational actions. The topics covered are presented by graduates, in a playful, simple way, with illustrative figures or games motivating discussion, stimulating the exchange of experiences among patients, academics and health professionals. Three culinary workshops were also held and 37 messages were sent by mobile app, recalling the content discussed in person and maintaining a link between the patient and the health professionals. The results of the educational actions are evaluated by tests and demonstrate that, in 14 actions, the correct answers in the post-test exceeded those in the pre-test. It was concluded that the project contributes to the promotion of the patients’ health and to the academic background of undergraduates.
La educación en diabetes es un proceso continuo de acceso al conocimiento para que los pacientes desarrollen habilidades para el manejo de la enfermedad. Pensando así, el presente proyecto ocupa el tiempo de espera por consultas hospitalarias para desarrollar acciones educativas. Los temas abordados son presentados por graduandos, de forma lúdica, simple, con figuras ilustrativas o juegos motivadores de discusión, estimulando el intercambio de experiencias entre pacientes, académicos y profesionales de salud. También se realizaron tres talleres culinarios y envío de 37 mensajes, por aplicación, recordando el contenido discutido presencialmente y manteniendo vínculo entre paciente y equipo de salud. Los resultados de las acciones educativas son evaluados por pruebas y demuestran que, en 14 acciones, los aciertos en el post-test superaron los del pre-test. Se concluyó que el proyecto contribuye a la promoción de la salud de los pacientes ya la formación profesional de los alumnos.
Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo
Doenças crônicas
Idoso
Promoção da saúde
Type 2 diabetes mellitus
Chronic diseases
Elderly
Health promotion
Diabetes mellitus tipo 2
Enfermedades crónicas
Ancianos
Promoción de la salud
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Nutrição - FANUT (RG)
Citação: DAMAS, Gleicy Kelle Alves; SANTANA, Bruna de Paula; PIRES, Thais Marielly de Souza; BRANDÃO, Amanda dos Anjos; PEREIRA, Maria Clara D´Alcantara; CASTRO, Vivia Ribeiro; SILVA, Ana Luiza Araujo da; LOURENCO, Danielly Rezende; MARQUES, Rosana de Morais Borges; STRINGHINI, Maria Luiza Ferreira; Educação em diabetes: do acolhimento ao autocuidado. Revista UFG, Goiânia, v. 17, n. 21, p. 95-111, jan./jul. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51746/25893.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v17i20.51746
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v17i20.51746
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17906
Data de publicação: Jul-2017
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