Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17907
Tipo do documento: Artigo
Título: Anatomia, arte e esporte: aprendizado que vai além das salas de aula
Autor: Rebelo, Ana Cristina Silva
Fiuza, Tatiana de Sousa
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
Sousa, Romes Bittencourt
Dutra, João Batista Rodrigues
Rodrigues, Karla Lima
Souza Filho, Luiz Fernando Martins de
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Resumo: O estudo da Anatomia busca compreender os componentes motores e funcionais a partir de diversas expressões do movimento humano.O presente trabalho buscou realizar apresentações artísticas e esportivas, além de identificar os principais movimentos anatômicos envolvidos. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (n° 1.007.285) e desenvolvido por acadêmicos de Educação Física Licenciatura,em escolas/creches/centros de treinamento/parques em Goiânia-GO entre os dias 10/06/2016 a 20/07/2017. Foram realizadas apresentações artísticas: Ballet/Pole Dance/Zumba e esportivas: Futevôlei/UltimateFrisbee/Judô/BodyWeight Training/ Kravmagá. Em todos os exercícios, os maiores grupos musculares trabalhados foram os membros inferiores e superiores. Em menor frequência, foi observado a ativação da musculatura do abdome. Pode-se concluir que o ensino dos componentes motores aplicados às práticas esportivas e artísticas promoveu a construção do conhecimento para além da sala de aula contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes e promoveu uma aproximação entre a comunidade e a Universidade.
Abstract: The study of Anatomy seeks to understand the motor and functional components from various expressions of human movement. The present work sought to perform artistic and sports presentations, besides identifying the main anatomical movements involved. The work was approved by the Research Ethics Committee (No. 1,007,285) and developed by Physical Education undergraduate students in schools / nurseries / training centers / parks in Goiânia-GO between June 10, / 07/2017. Artistic presentations were performed: Ballet / Pole Dance / Zumba and sports: Futevôlei / UltimateFrisbee / Judo / Body Weight Training / Kravmagá. In all exercises, the largest muscle groups worked were the lower and upper limbs. Less frequently, the activation of the abdomen muscles was observed. It can be concluded that the teaching of motor components applied to sports and artistic practices promoted the construction of knowledge beyond the classroom, contributing to the academic training of students and promoted an approximation between the community and the University.
El estudio de la Anatomía busca comprender los componentes motores y funcionales a partir de diversas expresiones del movimiento humano. El presente trabajo buscó realizar presentaciones artísticas y deportivas, además de identificar los principales movimientos anatómicos involucrados. El trabajo fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación (n ° 1.007.285) y desarrollado por académicos de Educación Física Licenciatura, en escuelas / guarderías / centros de entrenamiento / parques en Goiânia-GO entre los días 10/06/2016 a 20 / 07/2017. Se realizaron presentaciones artísticas: Ballet / Pole Dance / Zumba y deportivas: Futevôlei / UltimateFrisbee / Judo / BodyWeight Training / Kravmagá. En todos los ejercicios, los mayores grupos musculares trabajados fueron los miembros inferiores y superiores. En menor frecuencia, se observó la activación de la musculatura del abdomen. Se puede concluir que la enseñanza de los componentes motores aplicados a las prácticas deportivas y artísticas promovió la construcción del conocimiento más allá del aula contribuyendo a la formación académica de los estudiantes y promovió una aproximación entre la comunidad y la Universidad.
Palavras-chave: Anatomia
Educação Física
Movimento
Extensão
Anatomy
Education
Movement
Extension
Educación Física
Movimiento
Extensión
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: REBELO, Ana Cristina Silva; FIUZA, Tatiana de Sousa; STRINI, Polyanne Junqueira Silva Andressen; SOUSA, Romes Bittencourt; DUTRA, João Batista Rodrigues; RODRIGUES, Karla Lima; SOUZA FILHO, Luiz Fernando Martins de; ANDRESENSTRINI, Paulinne Junqueira Silva. Anatomia, arte e esporte: aprendizado que vai além das salas de aula. Revista UFG, Goiânia, v. 17, n. 20, p. 29-43, jan./jul. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51663/25890.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v17i20.51663
e- 2179-2925
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v17i20.51663
e- 2179-2925
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17907
Data de publicação: Jul-2017
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Cristina Silva Rebelo - 2017.pdf158,36 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons