Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17908
Tipo do documento: Artigo
Título: Museu de ciências morfológicas da UFG como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): UFG museum of morphological sciences as a facilitator instrument in the teaching-learning process
Museo de ciencias morfológicas de la UFG como instrumento facilitador en el proceso enseñanza-aprendizaje
Autor: Lima, Phâmella Neres de
Costa, Matheus Santos
Rezende, João Marcelo Nogueira de
Almeida, Geovanna Pires de
Rebelo, Ana Cristina Silva
Moreira, Paulo César
Mata, João Roberto da
Benetti, Edson José
Simões, Karina
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Guimarães, Nilza Nascimento
Figueiredo, Augusto César Ribeiro
Mata, Fabiana Ribeiro da
Resumo: O Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Goiás (MM-UFG), contém um amplo acervo de peças anatômicas humanas e animais e tem propiciado a divulgação do conhecimento científico. Foi avaliado o papel do MM-UFG como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem no estudo anatômico do corpo humano e animal. Os dados foram coletados durante as visitas de estudantes do ensino fundamental e médio de março a agosto de 2017. Foram recebidos 713 visitantes de escolas públicas e privadas, graduandos da UFG e de outras instituições de ensino superior e cursos técnicos. Houve um grande número de estudantes atendidos com intensa participação revelando a importância educativa do acervo museológico no estudo do corpo humano e animal. Concluiuse que o Museu de Morfologia da UFG possui um importante papel no processo ensino-aprendizagem e na divulgação científica do conhecimento.
Abstract: The Museum of Morphological Sciences of the Federal University of Goiás (MM-UFG), contains a large collection of anatomical human and animal parts and has promoted the dissemination of scientific knowledge. The role of the MM-UFG as a facilitator in the teaching-learning process was evaluated in the anatomical study of the human and animal body. Data were collected during the visits of elementary and middle school students from March to August 2017. 713 visitors were received from public and private schools, graduates of UFG and other higher education institutions and technical courses. There were a large number of students attended with intense participation revealing the educational importance of the museological collection in the study of the human and animal body. It was concluded that the Museum of Morphology of the UFG has an important role in the teaching-learning process and in the scientific dissemination of knowledge.
El Museo de Ciencias Morfológicas de la Universidad Federal de Goiás (MM-UFG), contiene un amplio acervo de piezas anatómicas humanas y animales y ha propiciado la divulgación del conocimiento científico. Se evaluó el papel del MMUFG como instrumento facilitador en el proceso enseñanza-aprendizaje en el estudio anatómico del cuerpo humano y animal. Los datos fueron recolectados durante las visitas de estudiantes de la escuela primaria y media de marzo a agosto de 2017. Se recibieron 713 visitantes de escuelas públicas y privadas, graduados de la UFG y de otras instituciones de enseñanza superior y cursos técnicos. Hubo un gran número de estudiantes atendidos con intensa participación revelando la importancia educativa del acervo museológico en el estudio del cuerpo humano y animal. Se concluyó que el Museo de Morfología de la UFG posee un importante papel en el proceso enseñanzaaprendizaje y en la divulgación científica del conocimiento.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Anatomia
Divulgação científica
Museu de morfologia da UFG
Teaching-learning
Anatomy
Scientific divulgation
Museum of morphology of UFG
Enseñanza-aprendizaje
Anatomía
Divulgación científica
Museo de morfología de la UFG
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: LIMA, Phâmella Neres de; COSTA, Matheus Santos; REZENDE, João Marcelo Nogueira de; ALMEIDA, Geovanna Pires de; REBELO, Ana Cristina Silva; MOREIRA, Paulo César; MATA, João Roberto da; BENETTI, Edson José; SIMÕES, Karina; STRINI, Paulinne Junqueira Silva Andressen; GUIMARÃES, Nilza Nascimento; FIGUEIREDO, Augusto César Ribeiro; MATA, Fabiana Ribeiro da. Museu de ciências morfológicas da UFG como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, p. 126-143, jan./jul. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51751/25921.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v18i22.51751
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v18i22.51751
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17908
Data de publicação: Jul-2018
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Phâmella Neres de Lima - 2018.pdf198,31 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons