Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17914
Tipo do documento: Artigo
Título: Fórum ser professor! um espaço de formação continuada de professores no ICB/UFG
Título(s) alternativo(s): Forum to be a teacher! a space for continued teacher formation at ICB / UFG
¡Foro ser profesor! uno espacio de formación continua de maestros en el ICB/UFG
Autor: Moraes, Lorena Alves
Paranhos, Rones de Deus
Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Guimaraes, Simone Sendin Moreira
Resumo: O presente artigo é um relato de experiência de um projeto de extensão realizado no e por professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) denominado “Fórum Ser Professor! Reflexões sobre o processo formativo na licenciatura em Ciências Biológicas” e objetiva expor as motivações, a organização das atividades, o processo de divulgação e uma síntese/ avaliação das atividades desenvolvidas em 2017, tendo ainda no horizonte, a discussão sobre a formação de professores no atual cenário político brasileiro. Em 2017 foram realizadas quatro atividades de extensão que envolveram 10 pessoas na organização, seis palestrantes e 85 participantes internos e externos à UFG. Os temas escolhidos para as palestras foram um ponto forte do evento, assim como, a participação dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, responsáveis por quase 65% dos presentes nos quatro dias de atividades. Porém, ainda foi pequena a participação externa, em especial de professores da educação básica. Assim, para a continuidade do projeto, que se pretende anual, os investimentos em divulgação externa, em especial nas escolas, devem ser ampliados.
Abstract: This article is an experience report of an extension project carried out in and by professors of the Institute of Biological Sciences (ICB) of the Federal University of Goiás (UFG) called “Forum to be a teacher! Reflections on the formation process in the graduation in Biological Sciences” and aims to expose the motivations, the organization of activities, the dissemination process and a synthesis/evaluation of the activities carried out in 2017, and also on the horizon, the discussion about teacher formation in the current Brazilian political scenario. In 2017, four extension activities were carried out involving 10 people in the organization, six presenter and 85 participants both inside and outside the UFG. The topics chosen for the lectures were a strong point of the event, as well as the participation of the undergraduate students in Biological Sciences, responsible for almost 65% of those present in the four days of activities. However, there was still little external participation, especially of primary education teachers. Thus, for the continuity of the project, which is intended to be annual, investments in external dissemination, especially in schools, should be expanded.
El artículo actual es un informe de la experiencia de un proyecto de extensión logrado hacia dentro en el y por los profesores del Instituto de Ciencias Biológicas (ICB) de la Universidad Federal de Goiás (UFG) denominated “¡Foro Ser Profesor! Reflexiones sobre el proceso de formación en la licenciatura en Ciencias Biológicas” y lente sacar a la luz las motivaciones, la organización de las actividades, el proceso de popularization y una síntesis/evaluación de las actividades se desarrolló en 2017, todavía tend en el horizonte, la discusión sobre la formación en la escenografía política brasileña en curso de los profesores. En 2017 eran las cuatro actividades de extensión consumadas que involucraron a 10 personas en la organización, seis palestrantes y 85 participantes internos y externos a UFG. En el año 2017 se llevaron a cabo cuatro actividades de extensión con 10 personas en la organización, seis oradores y 85 participantes internos y externos a la UFG. Los temas para las conferencias fueron un punto fuerte del evento, así como la participación de los alumnos del curso de grado en Ciencias Biológicas, representan casi el 65% de los presentes en los cuatro días de actividades. Sin embargo, fue participación extranjera aún poco, en particular de los docentes de educación básica. Por lo tanto, para la continuidad del proyecto, objetivo, las inversiones anuales en divulgación extranjera, especialmente en las escuelas, deberían extenderse.
Palavras-chave: Formação de professores
Extensão
Profissão docente
Teacher formation
Extension
Career teacher
Formación de profesores
Extensión
Profesión docente
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: MORAES, Lorena Alves; PARANHOS, Rones de Deus; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. Fórum ser professor! um espaço de formação continuada de professores no ICB/UFG. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, p. 90-108, jan./jul. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51694/26141.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v18i22.51694
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v18i22.51694
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17914
Data de publicação: Jul-2018
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lorena Alves Moraes - 2018.pdf700,64 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons