Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17936
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação física escolar e inclusão: desafios para uma prática concreta
Título(s) alternativo(s): School physical education and inclusion: challenges for one concrete practical
Autor: Silva, Régis Henrique dos Reis
Sousa, Sônia Bertoni
Vidal, Maria Helena Candelori
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir qual é o papel da Educação Física Escolar, diante do paradigma da inclusão. Para isto fez-se necessário abordar também as seguintes questões: Quais os princípios que orientam a Educação Especial (EE)? Em relação à Educação Inclusiva, quais fatos e correntes de pensamento vêm orientando o seu desenvolvimento? Quais as orientações das políticas educacionais brasileiras relacionadas à EE, no cenário da integração e inclusão? O que têm demonstrado os dados estatísticos brasileiros, quanto à inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) na rede de ensino público e/ou privado? E quais os caminhos percorridos pela área da Educação Física diante das PNEE?
Abstract: This paper aims at discussing the School Physical Education’s role in face of Inclusion paradigm. To reach our aim, we had to refer to the following questions: what are the principles which orientate Special Education (SE); in relation to Inclusive Education, what are the facts and thoughts which orientate its development; what are the orientations of Brazilian Educational Politics related to Special Education, in the scenery of integration and inclusion; what have shown the Brazilian statistical dates concerning to the inclusion of People with Educational Special Needs in private or public schools; and what are the traveled ways by Physical Education in face of People with Educational Special Needs?
Palavras-chave: Educação física
Educação especial
Inclusão escolar
Physical educaation
Special education
School inclusion
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SILVA, Régis Henrique dos Reis; SOUSA, Sônia Bertoni; VIDAL, Maria Helena Candelori. Educação física escolar e inclusão: desafios para uma prática concreta. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 146-161, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/145/4704.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v17i2.6179
Identificador do documento: 10.5216/rp.v17i2.6179
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17936
Data de publicação: Dez-2006
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Régis Henrique dos Reis Silva - 2006.pdf102,2 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons