Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17942
Tipo do documento: Artigo
Título: A reforma curricular do ensino médio no Cepae sob a perspectiva dos alunos
Título(s) alternativo(s): The high school curricular reform in Cepae under the students perspective
Autor: Delgado, Andréa Ferreira
Rabelo, Danilo
Pereira, Elizabete Francisca de Oliveira
Moura, Ivone Gomes de Santana
Silva, Régis Henrique dos Reis
Santos, Wanderley Alves dos
Resumo: A reforma do Ensino Médio realizada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação é problematizada nesse artigo a partir da investigação da opinião dos alunos. Discutem-se as implicações da escolha do questionário como instrumento de pesquisa, apresentam-se as questões elaboradas e registram-se os dados obtidos. Com isso, desejamos conhecer e discutir os objetivos que os alunos apontam para o ensino médio, como eles analisam a oportunidade de compor seu próprio currículo e os critérios que orientam a escolha das disciplinas, suas percepções acerca do funcionamento da escola no turno vespertino e a forma como avaliam as disciplinas organizadas para o Núcleo Flexível do currículo.
Abstract: Th e High School Curricular Reform held in Cepae is problematized in this paper starting from the investigation of the students point of view. Th e implications of the choices in the questionnaire are discussed as a research tool. Th e questions in the questionnarie are presented and the collected data are recorded. Th rough this, we want to know and discuss the aims that the students point to High School; how they analyse the opportunity of choosing their own curriculum and the criterias that guide the choice of subjects; their perceptions about having classes in the afternoon and the way they assess the subject organization in the fl exible curriculum.
Palavras-chave: Ensino médio
Reforma de ensino
Currículo
Alunos adolescentes
High School
Reform
Curriculum
Teenagers
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: DELGADO, Andréa Ferreira; RABELO, Danilo; PEREIRA, Elizabete Francisca de Oliveira; MOURA, Ivone Gomes de Santana; SILVA, Régis Henrique dos Reis; SANTOS, Wanderley Alves dos. A reforma curricular do ensino médio no Cepae sob a perspectiva dos alunos. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 18, n. 2, p.135-156, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/3408/3290.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3408
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3408
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17942
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Andréa Ferreira Delgado - 2007.pdf130,35 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons