Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17943
Tipo do documento: Artigo
Título: Proposta pedagógica para o ensino médio: filogenia de animais
Título(s) alternativo(s): A pedagogical proposal to high school: animal phylogeny
Autor: Lopes, Welinton Ribamar
Ferreira, Maria Judy de Mello
Stevaux, Maria Nazaré
Resumo: A Sistemática Filogenética, especialmente quando discutida no contexto da Biogeografi a, causou um enorme impacto no entendimento da biodiversidade. A classifi cação tradicional, incoerente com uma visão evolutiva do sistema vivo, tende a ser abandonada. A despeito da ampla aceitação científi ca, os novos conhecimentos são adotados tardiamente na formação acadêmica em Ciências Biológicas, e no Ensino Básico. O tratamento da Biodiversidade, mantido numa visão tradicional, reforça idéias equivocadas sobre a sistematização do universo biológico. Este trabalho criou e avaliou uma nova metodologia de ensino/aprendizado, com base na Sistemática Filogenética, para o Ensino de Zoologia no Ensino Médio. O objetivo maior foi possibilitar aos alunos o entendimento do universo vivo na dinâmica do processo evolutivo, habilitando-os a perceber a sua ordem natural e aproximando-os dos métodos que permitem resgatar a história da biodiversidade.
Abstract: Phylogenetic systematics, especially when discussed in the biogeographic context caused an enormous impact in the understanding of biodiversity. Th e traditional classifi cation which doesn´t cohere with an evolutive view of the alive system, is prone to be abandoned. In spite of the ample scientifi c acceptance, the new knowledge is adopted late in the academic formation in Biological Sciences and basic teaching. Th e treatment of the Biodiversity, kept in a traditional view, strengthens misleading ideas about the systematization of the biological universe. Th is work created and evaluated a new methodology of education/ learning, on the basis of Philogenetic Systematics, for High School teachers of Zoology . Th e main objective was to make possible to the pupils the understanding of alive universe in the dynamics of the evolutive process, qualifying them to perceive its natural order and put them in contact to methods that allow rescuing the history of biodiversity.
Palavras-chave: Ensino
Zoologia
Filogenia
Teaching
Zoology
Phylogeny
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: LOPES, Welinton Ribamar; FERREIRA, Maria Judy de Mello; STEVAUX, Maria Nazaré. Proposta pedagógica para o ensino médio: filogenia de animais. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 18, n. 2, p.263-286, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/3417/3298.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3417
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3417
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17943
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Welinton Ribamar Lopes - 2007.pdf289,53 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons