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Tipo do documento: Artigo
Trabalho publicado em evento
Título: Síndrome pré-menstrual e desempenho escolar
Título(s) alternativo(s): Premenstrual syndrome and school performance
Autor: Approbato, Mario Silva
Silva, Carolina Dias de Araújo e
Perini, Guilherme Fleury
Miranda, Tatiana Granzotto
Fonseca, Thatiany Dias
Freitas, Verônica Cândido de
Resumo: Objetivos: comparar o desempenho em provas das alunas com e sem síndrome de tensão pré-menstrual (SPM) e de alunas com SPM dentro e fora do período pré-menstrual. Métodos: estudo com desenho antes-depois (quasi-experimental), ao qual se acrescentou um grupo controle sem SPM de 40 alunas. Foram avaliadas 40 alunas de 2 o grau e curso pré- vestibular com SPM. Para isso, aplicou-se um questionário padronizado. As avaliações das alunas foram divididas, de acordo com os escores obtidos nos questionários, em três grupos: A) grupo SPM com avaliação durante o período pré-menstrual; B) grupo SPM com avaliação fora do período pré-menstrual; C) controle (sem SPM). Foram analisadas e comparadas as notas em provas de física e matemática dos grupos com e sem SPM pelo método estatístico de Mann-Whitney e as do grupo com SPM dentro e fora do período pré-menstrual pelo teste do sinal. Resultados: dos 4438 questionários aplicados, foram selecionados os de 29 pacientes com SPM e de 29 controles. Comparando-se a mediana das notas das alunas com SPM dentro e fora do período, não houve diferença significativa. Também não houve diferença entre as notas do grupo SPM e controle. Quanto aos escores, também não houve diferença dentro e fora do período, no grupo SPM. Conclusão: a SPM não alterou significativamente as notas ou os escores das alunas em estudo.
Abstract: Purpose: to compare the performance in tests between students with and without premenstrual syndrome (PMS), and between students with PMS in and outside the premenstrual period. Methods: the present study had a before-after design (quasi- experimental), to which 40 control patients without PMS were added. A total of 40 students from high school and courses for admission to the University were evaluated using, a standardized questionnaire. The students were divided, according to the scores obtained, into three groups: A) PMS group in the premenstrual period; B) PMS group outside the premenstrual period; C) control group (no PMS). The marks obtained in Physics and Math tests by the groups with and without PMS were analyzed by the Mann-Whitney test. The marks of the group PMS in and outside the premenstrual period were evaluated by the signal test. Results: of 4438 questionnaires applied, 29 from students with PMS and 29 from controls were selected. Comparing the medians of the marks obtained by the students from the PMS group in and outside the premenstrual period, there was no significant difference. There was also no significant difference between the marks of the PMS and control groups. Also, when the scores were evaluated, there was no difference in and outside the period, in the PMS group. Conclusion: PMS was not able to modify significantly the students’ marks or scores in this study.
Palavras-chave: Síndrome pré-menstrual
TPM
Desempenho escolar
Premenstrual syndrome
School performance
PMS
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Medicina - FM (RG)
Citação: APPROBATO, Mário Silva; SILVA, Carolina Dias de Araújo e; PERINI, Guilherme Fleury; MIRANDA, Tatiana Granzotto; FONSECA, Thatiany Dias; FREITAS, Verônica Cândido de. Síndrome pré-menstrual e desempenho escolar. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, São Paulo, v. 23, n. 7, p. 459-462, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0100-72032001000700008
Identificador do documento: 10.1590/S0100-72032001000700008
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17954
Data de publicação: 2001
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