Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17955
Tipo do documento: Artigo
Título: A reflexão colaborativa como instrumento para desvelar teorias pessoais e desenvolver a prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): The collaborative refl ection as instrument to uncover personal theories and develop the pedagogical practice
Autor: Lima, Nilvânia Damas Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo desvelar algumas de minhas teorias pessoais acerca do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, empregando a refl exão colaborativa como instrumento para o desenvolvimento de minha prática pedagógica. Os resultados mostram que a refl exão sobre as próprias teorias e a prática pedagógica pode levar ao crescimento profi ssional e que esta refl exão, quando feita em colaboração com os pares, pode promover mudanças na maneira como alunos-professores percebem a si próprios como profi ssionais, bem como no processo de ensino e aprendizagem como um todo.
Abstract: This research aimed to uncover some of my personal theories in relation to the process of teaching and learning English as a foreign language, by means of collaborative refl ection as an instrument to develop my own pedagogical practice. The results show that refl ecting about our own theories and pedagogical practice can lead to professional development and that refl ection, if it is done collaboratively between peers, can promote changes in the way student teachers perceive themselves as professional and also in the process of teaching and learning as a whole.
Palavras-chave: Reflexão colaborativa
Teorias pessoais
Mudanças
Formação de professores
Collaborative reflection
Personal theories
Changes
Teaching education
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: LIMA, Nilvânia Damas Silva. A reflexão colaborativa como instrumento para desvelar teorias pessoais e desenvolver a prática pedagógica. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 91-107, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/2516/2486.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i1.2516
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i1.2516
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17955
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Nilvânia Damas Silva Lima - 2007.pdf97,01 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons