Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17956
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação acadêmica e identidade profissional de formandos do curso de Ciências Biológicas do ICB/UFG
Título(s) alternativo(s): Academic formation and professional identity of biological science undergraduates students from ICB/UFG
Autor: Araújo, Walter Santos de
Ávila, Danielle Regina
Faleiro, Frederico Augusto Martins Valtuille
Costa, Renata Mazaro e
Resumo: O biólogo, como um profi ssional que pode atuar em diversas áreas, desde o ensino à pesquisa de ponta, deve ter uma formação que permita delinear um perfi l profi ssional correspondente às suas atribuições. Desse modo, diversos aspectos são relevantes na sua formação e na criação de uma identidade profi ssional condizente com seu papel. O objetivo deste estudo foi avaliar alguns aspectos da formação e os interesses profi ssionais dos biólogos bacharéis e licenciados, formandos da UFG. Os resultados da pesquisa demonstraram que o perfi l dos formandos de bacharelado e licenciatura não difere. Isso ocorre principalmente pelo baixo interesse dos licenciandos em exercer a docência. O trabalho revelou formandos com interesses voltados para a pesquisa científi ca e para a vida acadêmica.
Abstract: Biologists as professionals who can act in diverse areas, from educational fi eld to the hightech research, should have a formation that allow them to develop a professional profi le to correspond to their attributions. Th us, diverse aspects are relevant in their formation and in the adequate professional identity with social role. Th e aim of this study was to evaluate the college formation aspects and the professional interest of teaching biologists and bacharelors in Biological Science from UFG. Th e results have demonstrated that the profi le of the bacharelor and teaching undergraduate biologists do not diff er. Th is occurs mainly for the low interest of students to become teachers. Th e work disclosed undergraduate with interests directed toward the scientifi c research and the academic life.
Palavras-chave: Formação acadêmica
Identidade profissional
Formandos de ciências biológicas
Academic formation
Professional identity
Undergraduates of biological sciences
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: ARAÚJO, Walter Santos de; ÁVILA, Danielle Regina; FALEIRO, Frederico Augusto Martins Valtuille; COSTA, Renata Mazaro e. Formação acadêmica e identidade profissional de formandos do curso de Ciências Biológicas do ICB/UFG. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 18, n. 2, p.243-254, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/3415/3296.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3415
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3415
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17956
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Walter Santos de Araújo - 2007.pdf97,57 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons