Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17957
Tipo do documento: Artigo
Título: Medéia e Joana na sala de aula
Título(s) alternativo(s): Medéia and Joana in the classroom
Autor: Almeida, Nadja Karoliny Lucas de Jesus
Resumo: A leitura literária constitui-se como uma prática coletiva quando em sala de aula. Por tratar do homem em todas as suas instâncias, tal leitura põe em cena personagens que vivem em situações que podem ser experimentadas durante a leitura e/ou na vida real, tratando das diferenças, das semelhanças e dos relacionamentos entre o eu que lê, o outro que me fala (a literatura) e o mundo ao meu redor. Este trabalho, constituído pelas leituras de Medéia (Eurípedes) e de Gota d’Água (Chico Buarque e Paulo Pontes) em sala de aula, contempla análises feitas acerca do posicionamento da mulher na sociedade implicado pelos comportamentos de Medéia e de Joana em suas sociedades, que se mostraram fortes, humanas e sabedoras de seus direitos. Contempla, ainda, um rápido estudo do comportamento das mulheres na sociedade atual.
Abstract: The literary reading consists of a collective action when in classroom. Since it deals with human beings in all their instances, such readings show characters that dwell in situations that can be experimented during the reading, and /or in real life, talking about diff erences, likeness and relationships between that “self” who reads and the “other” who tells us (the literature) and the world around us. Th is work which consists of the reading of Medeia (Eurípedes) and Gota d’Água (Chico Buarque and Paulo Pontes) in classroom, also presents an analysis focusing on women behaviour in society involved by Medeia and Joana behaviours in their societies. Th ese women were strong, human and self-consciousness about their rights and identities. Th is work also comprises a short study of women behaviour in society nowadays.
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Identificação
Identidade
Mulheres
Reading
Literature
Identification
Identity
Women
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Medéia e Joana na sala de aula. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 18, n. 2, p.207-225, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/3412/3294.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3412
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3412
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17957
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Nadja Karoliny Lucas de Jesus Almeida - 2007.pdf130,11 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons