Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17961
Tipo do documento: Artigo
Título: As múltiplas funções sintático-semânticas do item onde no português do Brasil: uma abordagem funcionalista para o ensino
Título(s) alternativo(s): The multiple syntactic-semantic functions of the item onde in brazilian portuguese: a funcionalist approach for teaching
Autor: Filetti, Elisandra
Resumo: O presente artigo discute a importância dos estudos funcionalistas para o ensino de língua portuguesa e toma como elemento de análise os usos do item onde na produção de texto de alunos do Ensino Médio. A escolha dessa vertente teórica dá-se pelo fato de que essa teoria permite observar a língua em uso, verifi cando como o falante se adequa às situações de fala, à situação comunicativa. Em sala de aula, a análise da língua em uso permite não somente o reconhecimento dos variados usos da língua portuguesa, mas também a compreensão das regras sintático-semânticas que determinam o desempenho lingüístico dos falantes.
Abstract: Th e present article points the importance of the functionalist’s studies for the teaching of portuguese language and takes the uses of the item onde as an element of analyses in the texts produced by High School students. Th e choice of this theoretical approach was made because this theory allows to observe the language in use as well as verifying how the speaker adjusts to the situations of speech in a communicative situation. In classroom, the analysis of the language in use not only allows the recognition of the varied uses of the Portuguese language, but also the understanding of the syntactic-semantic rules that determine the linguistic performance of the speakers.
Palavras-chave: Funcionalismo
Língua em uso
Multifuncionalidade
Ensino
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: FILETTI, Elisandra. As múltiplas funções sintático-semânticas do item onde no português do Brasil: uma abordagem funcionalista para o ensino. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 158-171, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/3409/3291.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3409
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i2.3409
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17961
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Elisandra Filetti - 2007.pdf119,26 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons