Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17969
Tipo do documento: TCC
Título: Projeto e desenvolvimento de protótipo de bancada de testes para grupos motopropulsores de aeronaves remotamente pilotadas
Título(s) alternativo(s): Project and development of test bench prototypefor remotely piloted aircrafts's powertrains
Autor: Martos Júnior, Júlio Esteves
Primeiro orientador: Katatani Júnior, Sigeo
Primeiro membro da banca: Katatani Júnior, Sigeo
Mariano, Felipe Pamplona
Moreira, Leonardo de Queiroz
Resumo: Este trabalho apresenta o projeto e o desenvolvimento de protótipo de uma bancada de testes para grupos motopropulsores (GMP’s) de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) que atende às necessidades para desenvolvimento da área de desempenho dos projetos da equipe de Aerodesgin da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Aerodactyl. O principal objetivo da bancada é a medição da força de empuxo gerada pelo grupo motopropulsor quando configurado com diferentes hélices, além da rotação, torque e potência, a bancada comporta todos os equipamentos, instrumentos e componentes necessários para o funcionamento do GMP e de aquisição de dados, e foi fabricada em sua maior parte nas dependências dos laboratórios da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC - UFG). Ao longo deste trabalho serão apresentados a fundamentação teórica acerca do desempenho de aeronaves, a metodologia de projeto, os desenhos de layout da bancada, os equipamentos, instrumentos, componentes utilizados e os resultados dos testes realizados, utilizando-se o motor OS 61 FX da equipe Aerodactyl. A bancada se mostrou confiável e segura durante os testes, de fácil instrumentação no que diz respeito à obtenção dos dados de empuxo (força), porém de difícil tratamento dos dados para aquisição de rotação, além de ser possível utilizá-la para outros modelos de motores, por exemplo, motores elétricos de drones. Os resultados adquiridos com o teste do motor OS 61 FX apresentaram empuxo próximo a 5 kgf (49 N) quando em rotações acima de 12.000 rpm, e possibilitaram observar o comportamento do GMP configurado com quatro hélices diferentes.
Abstract: This work presents the design and development of a prototype of a test stand for powertrains (GMP) of remotely piloted aircraft (RPA) that meets the needs for development of the area of project performance of the aerodesign team of the Federal University of Goiás (UFG) – Aerodactyl. The main purpose of the bench is to provide the thrust force generated by the power unit when configured with different propellers in addition to rotation, torque and power, the bench contains all the equipment, instruments and components necessary for the powertrain operation and data acquisition, and was manufactured mostly in the laboratories of the Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC - UFG). Throughout this work will be presented the theoretical basis for the aircraft performance, the project methodology, the layout drawings of the bench, the equipment, instruments, components used and the results of the tests performed using the motor OS 61 FX of Aerodactyl team. The bench proved to be reliable and safe during the tests, easy to instrumentate in terms of obtaining the thrust data, but difficult to treat the data for rotation acquisition, and it is possible to use it for other models of motors, for example, drone electric motors. The results obtained with the test of the engine OS 61 FX presented thrust near to 5 kgf (49 N) when in rotations above 12,000 rpm, and made possible to observe the behavior of the configured GMP with four different propellers.
Palavras-chave: Bancada de testes
Instrumentação
GMP’s
RPA
Aerodesign
Test bench
Instrumentation
RPA
Aerodesign
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)
Nome do curso: Engenharia Mecânica (RG)
Citação: MATOS JÚNIOR, Julio Esteves de. Projeto e desenvolvimento de protótipo de bancada de testes para grupos motopropulsores de aeronaves remotamente pilotadas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17969
Data de publicação: 15-Jun-2019
Aparece nas coleções:EMC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Engenharia Mecânica - Júlio Esteves de Matos Junior - 2019.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons