Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17973
Tipo do documento: TCC
Título: Desenvolvimento de método para fabricação de ferramentas de microusinagem
Título(s) alternativo(s): Development of method for manufacturing micromachining tools
Autor: Tavares, Vitor Renan Pires
Primeiro orientador: Cunha, Daniel Fernandes da
Primeiro membro da banca: Cunha, Daniel Fernandes da
Ferreira Filho, Demóstenes
Albuquerque, Fillipe Mendonça
Resumo: Este trabalho apresenta um método para fabricação de ferramentas para microfresamento a partir da reutilização de amostras de microfresas que foram utilizadas e descartadas, pelo método da usinagem não convencional de Eletroerosão. É descrito uma parte introdutória que aborda os principais assuntos relacionados bem como sua relevância que motivaram a realização de tal trabalho: A usinagem não convencional por eletroerosão, o processo de fresamento e o processo de microfresamento. Os objetivos principais são além de reforçar a importância da reutilização/reciclagem, fomentar o desenvolvimento e pesquisas nas áreas de usinagem não convencional e microusinagem, através da fabricação de uma microfresa com reutilização de amostras descartadas e o uso destas ferramentas na pesquisa e evolução da micro usinagem, contribuindo assim para o desenvolvimento científico de ambas as partes. Apresenta também a metodologia utilizada para fabricação das ferramentas de corte pelo método da eletroerosão, tais como os parâmetros utilizados e critérios de seleção dos mesmos. É explicitado rápido e resumidamente os passos realizados, os desafios encontrados, e os resultados obtidos. Ao final, os resultados foram considerados satisfatórios uma vez que os objetivos principais foram atingidos: Fabricação da microfresa e utilização da mesma no processo de microfresamento. A primeira etapa que é a fabricação foi concluída, e a pesquisa continua em progresso através de novos estudos para otimização dos resultados encontrados.
Abstract: This work is a task created for the production of tools for micro milling the reuse of samples of micro mills that were used and discarded by the method of non-conventional machining of Electro-erosion. The conventional milling of EDM, the milling process and the micro milling process. The main objectives are also to reuse / recycle, develop and research non-conventional machining areas and micro machining through the manufacture of a micro mill with reuse of samples and use of tools in research and research. micro-machining, thus contributing to the scientific development of both parties. It was also used a methodology for the use of cutting tools by the method of Electroerosion, such as the parameters used and the criteria for their selection. It briefly and briefly explained the steps and results found, and the results obtained. The production of micro mill and use the same at the same microbial processing. The first step was done from a listing, and a search continues through new studies to optimize the results found.
Palavras-chave: Eletroerosão
Usinagem
Microfresamento
Electroerosion
Machining
Micromilling
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)
Nome do curso: Engenharia Mecânica (RG)
Citação: TAVARES, Vitor Rean Pires. Desenvolvimento de método para fabricação de ferramentas de microusinagem. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17973
Data de publicação: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:EMC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Engenharia Mecânica - Vitor Renan Pires Tavares - 2018.pdf3,66 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons