Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17980
Tipo do documento: TCC
Título: Manufatura digital: uma contribuição da tecnologia PNRD aplicada ao controle de inventários
Autor: Resende, Pollyana Alves
Primeiro orientador: Fonseca, João Paulo da Silva
Primeiro membro da banca: Fonseca, João Paulo da Silva
Katatani Júnior, Sigeo
Oliveira, Marco Antônio Assfalk de
Ferreira, Marco Vinícius Muniz
Resumo: A Indústria 4.0 é um tema muito discutido no setor industrial atualmente, caracterizando-se por um conjunto de tecnologias que possuem o intuito de tornar os processos cada vez mais autônomos e eficientes. Dentro deste conceito estão inclusos a rastreabilidade de ativos e o controle de inventários, e a tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) é o sistema mais utilizado nessa aplicação. Recentemente, uma abordagem inovadora denominada Redes de Petri inseridas em base de dados RFID (PNRD) e sua variação, a PNRD invertida, foram desenvolvidas por pesquisadores da área de automação. Essa abordagem utiliza o modelo matemático desenvolvido das redes de Petri para definir uma estrutura de dados formal a ser inserida em etiquetas RFID, resultando em um sistema de controle com alta aplicabilidade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma interface de aplicação que se integre ao sistema RFID e a um banco de dados, possibilitando ocontrole de ativos de uma empresa. Dessa forma, descreve-se a modelagem do sistema, a aplicação da tecnologia PNRD embarcada em Arduino e a integração das funcionalidades do sistema. Os principais resultados estão voltados para a interface desenvolvida e como esta se integra à PNRD. O protótipo desenvolvido mostrou-se aplicável, fortalecendo a integraçãoentre usuário da interface, ativos monitorados e elementos RFID. Por fim, vantagens e limitações do sistema desenvolvido são apresentadas, assim como a indicação de melhoriasnecessárias para aplicação em ambiente industrial.
Palavras-chave: Indústria 4.0
RFID
PNRD
Arduino
Interface de aplicação
Industry 4.0
Application interface
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)
Nome do curso: Engenharia Mecânica (RG)
Citação: RESENDE, Pollyana Alves. Manufatura digital: uma contribuição da tecnologia PNRD aplicada ao controle de inventários. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17980
Data de publicação: 16-Jul-2019
Aparece nas coleções:EMC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Engenharia Mecânica - Pollyana Alves Resende - 2019.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.