Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17991
Tipo do documento: Artigo
Título: Da teoria à prática: experienciando a leitura com libras e língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): From theory to practice: experiencing the reading in libras and portuguese language
Autor: Araújo, Márcia Maria de Melo
Resumo: Este artigo é resultado de uma investigação em sala de aula bilíngue – Libras e Língua Portuguesa – de uma escola de Goiânia em processo de inclusão, atendendo a alunos surdos e ouvintes. Nosso objetivo é investigar a produção textual desses alunos por meio da pedagogia de projetos. Esta se vale de estratégias para facilitar a aprendizagem do aluno e levá-lo à autonomia em seu aprendizado. Como resultado, observamos que a interface e o convívio das duas culturas constituem um cenário multicultural, no qual não há melhores nem piores, há diferentes.
Abstract: This article is the result of an investigation in bilingual classroom – Libras and Portuguese Language – of a school in Goiânia in the process of inclusion, attending deaf pupils and listeners. Our goal is to investigate the textual production of these pupils through the pedagogy of the projects. This one uses strategies to facilitate the apprenticeship of the pupil and to lead it to the autonomy in his apprenticeship. As result, we notice that the interface and the familiarity of two cultures point to a multicultural scenery, in which there is not better there is not worse, there are differents.
Palavras-chave: Libras
Língua portuguesa
Leitura
Pedagogia de projetos
Portuguese language
Reading
Pedagogy of projects
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: ARAÚJO, Márcia Maria de Melo. Da teoria à prática: experienciando a leitura com libras e língua Portuguesa. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 101-114, 2009. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/8414/5908.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v20i1.8414
Identificador do documento: 10.5216/rp.v20i1.8414
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17991
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Márcia Maria de Melo Araújo - 2009.pdf101,56 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons