Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18013
Tipo do documento: Artigo
Título: Projeto de Ensino de História do CEPAE: itinerários para a prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Cepae’s History Teaching Project: itineraries for pedagogical practice
Autor: Delgado, Andréa Ferreira
Silva, Mônica Martins da
Silva Neta, Segismunda Sampaio da
Resumo: Este texto trata da proposta teórico-metodológica de ensino de História do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, criada entre os anos de 2003 e 2004 e ainda em vigor, e fundamenta-se em reflexões teóricas acerca da história e em discussões a respeito do processo de ensino-aprendizagem, mais precisamente da construção do saber histórico no espaço escolar. Aborda-se a trajetória de reflexões e discussões que culminaram com a criação de eixos comuns que possibilitaram a unificação do trabalho pedagógico das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio, bem como da proposta de ensino de História que orienta o trabalho pedagógico, a partir da qual são construídos os planos de ensino para cada uma das séries. Pretende-se explicitar os procedimentos e objetivos que configuram determinada concepção de ensinoaprendizagem dessa disciplina escolar, incorporando as modificações que resultam das discussões sistemáticas realizadas ao longo desses anos pelos professores da Subárea de História do Cepae.
Abstract: This text refers to Cepae’s (Federal University of Goiás’ Center of Teaching and Applied Research for Education) theoretical and methodological proposal of History Teaching, created between the years of 2003 and 2004. The mentioned proposal, still in use, is based on theoretical reflexions over History as well as in discussions about the teaching and learning process, more precisely about the construction of historical knowledge taken at school. There’s an approach here on the trajectory of reflexions and discussions which resulted in the creation of common axes that made possible the unification of the pedagogical work done at the first and the last grades of elementary school and secondary school. The proposal of History teaching is also mentioned. Such proposal, which guides the pedagogical work, is the source from where the teaching plans are made, for every school grade. This article also aims to make explicit the procedures and objectives that set up a particular History teaching and learning conception, which incorporates the transformations resulted from systematic discussions done during these last years by Cepae’s teachers of the sub-area of History
Palavras-chave: Ensino de história
Saber histórico escolar
Prática pedagógica
History teaching
School historical knowledge
Pedagogical practice
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvínel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - UFG
Citação: DELGADO, Andréa Ferreira; SILVA, Mônica Martins da; SILVA NETA, Segismunda Sampaio da. Projeto de Ensino de História do Cepae: itinerários para a prática pedagógica. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 249-271, 2009. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/249.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v20i2.9867
Identificador do documento: 10.5216/rp.v20i2.9867
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18013
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Andréa Ferreira Delgado - 2009.pdf937,16 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons