Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18024
Tipo do documento: Artigo
Título: A visão do bioma cerrado no ensino fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino
Título(s) alternativo(s): The view of the cerrado biome in primary education in the municipality of Goiânia and its relation to the textbooks used for teaching
Autor: Costa, Taís Borges
Santos, Marcela Peixoto dos
Laranjeiras, Daniel Orsi
Guimarães, Lorena Dall’Ara
Resumo: Este estudo objetivou avaliar o grau de informação dos alunos do Ensino Fundamental sobre o bioma Cerrado e, além disso, propôs verificar a existência, ou não, de diferenças entre a percepção dos alunos de escolas públicas e de escolas particulares sobre este tema. Avaliouse, ainda, a abordagem dos livros, adotados por estas escolas como instrumento de ensino, relacionando-os com a percepção dos alunos. Não foi observada diferença entre as escolas públicas e particulares em relação ao número de acertos por questionário. Dentre as escolas particulares, a categoria do bioma mais citada foi a descrição do Cerrado com árvores pequenas e troncos retorcidos. Para as escolas públicas a categoria mais citada foi a valorização do bioma. A partir da análise dos livros didáticos, verificou-se que os tópicos mais abordados nestes são: solo, vegetação e localização geográfica. Os temas conservação e biodiversidade apresentam uma abordagem superficial. A maioria dos livros cita a área de ocorrência do Cerrado restrita à porção central do Brasil e a definição do clima do bioma é, às vezes, confusa. A diferença entre Cerrado e Savana é um assunto ambíguo nos livros e o tema fogo no Cerrado é pouco abordado.
Abstract: Schools as a teaching tool were also evaluated and related to the students’ perceptions. There was no difference between public and private schools in the number of correct answers per questionnaire. Among private schools, the most frequently cited category of the biome was the description of the Cerrado as having small trees with twisted trunks, while for public schools it was an appreciation of the biome. An analysis of the textbooks found that the most frequently addressed topics are: soil, vegetation and geographic location. Conservation and biodiversity are treated superficially. Most of the books restrict the Cerrado to central Brazil and the definition of the climate of the biome is sometimes confusing. In the textbooks the difference between Cerrado and Savanna is ambiguous and the theme of fire in the Cerrado is rarely addressed.
Palavras-chave: Bioma
Cerrado
Percepção
Informação
Alunos
Biome
Perception
Information
Students
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: COSTA, Taís Borges; SANTOS, Marcela Peixoto dos; LARANJEIRAS, Daniel Orsi; GUIMARÃES, Lorena Dall’Ara. A visão do bioma cerrado no ensino fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino. Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 317-337, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/317/9938.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v21i1.16307
e- 2238-8850
Identificador do documento: 10.5216/rp.v21i1.16307
e- 2238-8850
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18024
Data de publicação: Jun-2010
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Taís Borges Costa - 2010.pdf129,14 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons