Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18025
Tipo do documento: Artigo
Título: A formação inicial do professor de matemática: algumas de suas reflexões durante o estágio supervisionado
Título(s) alternativo(s): Initial training of teacher of mathematics: some of your thoughts during supervised probation
Autor: Xavier, Rafael Gomes
Civardi, Jaqueline Araújo
Resumo: A formação inicial do professor de Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG) oferece a oportunidade ao licenciando de vivenciar e compreender a realidade do campo de atuação, de modo crítico e analítico, durante o desenvolvimento do estágio supervisionado. Neste artigo, temos a pretensão de apresentar algumas reflexões de um estagiário do mencionado curso durante sua inserção no campo de atuação no Cepae/UFG, bem como discorrer sobre algumas de suas ações pedagógicas e comportamentos que se foram (re)significando, a partir das leituras realizadas no seu curso de formação inicial e de discussões implementadas no campo de atuação no decorrer de seu estágio supervisionado.
Abstract: The teaching practice module of initial formation of mathematics teachers in the Institute of Mathematics and Statistics, at the Federal University of Goias, provides an opportunity for student-teachers to experience and understand the reality of the field in a critical and analytical manner. The aim of this article is to present the reflections of a student-teacher on the above-mentioned course during their introduction to the field at the Center for Teaching and Applied Research in Education. It also discusses some of their pedagogical actions and behaviors that were (re) signified based on readings undertaken during their initial formation course and discussions held in the course of their teaching practice.
Palavras-chave: Formação inicial
Matemática
Estágio supervisionado
Initial formation
Mathematics
Teaching practice
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: XAVIER, Rafael Gomes; CIVARDI, Jaqueline Araújo. A formação inicial do professor de matemática: algumas de suas reflexões durante o estágio supervisionado. Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 101-117, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/85/9907.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v21i1.16290
e- 2238-8850
Identificador do documento: 10.5216/rp.v21i1.16290
e- 2238-8850
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18025
Data de publicação: Jun-2010
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rafael Gomes Xavier - 2010.pdf120,25 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons