Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18030
Tipo do documento: Artigo
Título: Um olhar sobre a didática de geografia em Portugal
Título(s) alternativo(s): A look at the teaching of geography in Portugal
Autor: Silva, Eunice Isaias da
Cavalcanti, Lana de Souza
Nunes, Sérgio Claudino
Resumo: Este artigo é um relato, que resultou de um estágio realizado, no departamento de Geografia da Universidade de Lisboa, no período de 16 de maio a 20 de junho de 2009. O trabalho consistiu em uma investigação bibliográfica sobre produções científicas a respeito de didática de Geografia em Portugal, com a finalidade de fornecer mais subsídios à produção da tese de doutorado intitulada “A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade”. Evidenciou-se que este tema é um debate que ainda ocupa um lugar restrito na academia portuguesa, mas é uma preocupação que se intensificou entre os professores e pesquisadores da Geografia escolar deste País, nos últimos anos. Isto pode ser constatado nos artigos publicados em obras científicas especializadas. Verificou-se, ainda, que as questões que se enfrentam nas ações envolvidas no ensino de Geografia em Portugal e as respectivas soluções propostas são, em síntese, muito semelhantes às da educação geográfica brasileira. O estágio foi uma etapa de grande importância na formação acadêmica, com várias atividades que possibilitaram um proveitoso conhecimento do ensino e teoria geográfica portuguesa. Percebeu-se, sobretudo, que tanto o Brasil como Portugal poderão trocar valiosas experiências com os possíveis intercâmbios científicos de Geografia, se porventura interessarem em consolidá-los.
Abstract: This article is a report on a placement in the Department of Geography at the University of Lisbon, from May 16 to June 20, 2009. The work involved a literature search of the scientific production on the teaching of Geography in Portugal, in order to provide support material for the writing of a doctoral thesis entitled, “The language of comic strips in mediating the teaching of Geography: using political cartoons and comic strips to study a city”. It was evident that this theme still occupies little space in Portuguese academia but it is a concern being felt more and more acutely by researchers and teachers of Geography there in recent years. This can be seen from articles published in specialized scientific journals. It was also seen that the issues confronted in the teaching of Geography in Portugal and their respective solutions are, in short, very similar to those involved in the Brazilian teaching of Geography. This placement of significant importance in academic formation involved various activities that provided opportunities for enhancing one’s knowledge of teaching and Portuguese geographical theory. Above all, it was seen that both Brazil and Portugal could exchange valuable experiences with the possibility of scientific exchanges in Geography, if there was interest in the consolidation of such.
Palavras-chave: Estágio em Portugal
Ensino de Geografia
Didática de geografia
Placement in Portugal
Teaching geography
The didactics of geography
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SILVA, Eunice Isaias da; CAVALCANTI, Lana de Souza; NUNES, Sérgio Claudino. Um olhar sobre a didática de geografia em Portugal. Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 185-200, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/185/9929.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v21i1.16299
Identificador do documento: 10.5216/rp.v21i1.16299
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18030
Data de publicação: Jun-2010
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eunice Isaias da Silva - 2010.pdf632,21 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons