Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18032
Tipo do documento: Artigo
Título: A utilização de diários dialogados na formação universitária de professores de inglês: um convite à reflexão
Título(s) alternativo(s): The use of diaries in the university formation of english teachers: a call for reflection
Autor: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Resumo: Este artigo traz algumas considerações a respeito do uso de diários dialogados como meio de possibilitar a reflexão entre alunos-professores de um curso de Letras de uma universidade pública no estado de Goiás. Os pressupostos teóricos assumidos no texto são os de que por meio da reflexão os alunos-professores podem repensar suas ações e, assim, seu trabalho em sala de aula. É possível concluir que os alunos-professores se beneficiaram dessa ferramenta para compartilhar suas opiniões, expectativas e incertezas sobre o ensino de língua inglesa. Apesar de inicialmente muitos alunos apresentarem dúvidas e restrições quanto ao uso dos diários, ao final da pesquisa, todos os participantes reconheceram esse instrumento como valioso promotor de discussão e reflexão.
Abstract: This article highlights certain considerations on the use of diaries as a means towards fostering reflection among student-teachers in a Letters Course at a public university in the state of Goiás. The text is based on the theoretical assumptions that through reflection studentteachers can rethink their actions and thus, their performance in the classroom. It can be concluded that student-teachers benefit from this tool to share their opinions as well as their expectations and uncertainties about teaching English with their supervisors. Although some students at first did not consider the diary the best means, all participants ended up recognizing its relevance as a reflection-inducing device.
Palavras-chave: Formação universitária de professores
Reflexão
Pre-service teacher formation
Reflection
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SABOTA, Barbra. A utilização de diários dialogados na formação universitária de professores de inglês: um convite à reflexão. Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 153-166, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/154/9911.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v21i1.16293
Identificador do documento: 10.5216/rp.v21i1.16293
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18032
Data de publicação: Jun-2010
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Barbra Sabota - 2010.pdf111,05 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons