Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18046
Tipo do documento: Artigo
Título: Estudos sobre planejamento e design de módulo instrucional para o ensino de ciências para surdos
Título(s) alternativo(s): Studies on the planning and design of an instructional module for the science education of the deaf
Autor: Cardoso, Filipe de Souza
Benite, Anna Maria Canavarro
Resumo: Discorremos sobre o estudo do planejamento e design de um módulo instrucional para o ensino de ciências, especificamente para o ensino das propriedades de hidrocarbonetos para alunos surdos. Primeiramente, apresentamos uma discussão sobre a educação de surdos pautada por questões linguísticas, que envolvem o ensino da língua portuguesa e a língua de sinais. Descrevemos a estratégia de criação do módulo com base no sociointeracionismo. Para tanto, apresentamos o módulo elaborado a partir de observações participantes feitas numa turma de 3º ano do ensino médio da Associação dos Surdos de Goiânia. O design do módulo tem por base diferentes formas de representação do conhecimento científico. Nossos resultados permitem inferir que a estratégia foi desenvolvida como ferramenta da ação mediada e como instrumento de explicação e previsão.
Abstract: This study discusses the planning and design of an instructional module for Science education, and in particular the teaching of the properties of hydrocarbons to deaf students. Firstly, it presents a discussion on education for the deaf based on linguistic issues which involve the teaching of the Portuguese and sign languages. It describes the strategy for creating the module based on social interaction, using participant observations made in a 3rd year high school class at the Goiânia Association for the Deaf. The module design is based on different ways to represent scientific knowledge. From the results it can be inferred that the strategy was developed as tool for mediating action and as a device for explanation and prediction.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação de surdos
Módulo instrucional
The teaching of science
Education of the deaf
Instructional module
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvínel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: CARDOSO, Filipe de Souza; BENITE, Anna Maria Canavarro. Estudos sobre planejamento e design de módulo instrucional para o ensino de ciências para surdos. Polyphonía, v. 22, n. 1, p. 189-209, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/21217.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v22i1.21217
Identificador do documento: 10.5216/rp.v22i1.21217
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18046
Data de publicação: Jun-2011
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Filipe de Souza Cardoso - 2011.pdf480,56 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons