Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18047
Tipo do documento: Artigo
Título: O PIBID, a geografia e as estratégias de ensino
Título(s) alternativo(s): PIBID, geography, and teaching strategies
Autor: Bertazzo, Cláudio José
Bento, Izabella Peracini
Resumo: As evidências da deterioração dos modelos clássicos do ensino de geografia nos impelem a considerar ações, intervenções e realizações no âmbito do PIBID como fontes da criação/recriação e remodelação de estratégias para o ensino da geografia escolar. A reflexividade acerca das práticas pibidianas e suas concepções didáticas objetivam entender e interpretar situações de aprendizagem na educação básica e a influência que promove na formação de professores de geografia. O percurso metodológico incluiu observação participante e intervenções didáticas, a partir da leitura de autores com firmes vivências no ensino e formação de professores. Avaliações preliminares estão a validar as escolhas metodológicas e permitem avançar e aperfeiçoar o projeto desenhado.
Abstract: Evidence of deterioration in the traditional teaching of geography have encouraged us to investigate some possible actions within Pibid’s realm to inspire the creation and remodeling of strategies for the teaching of school geography. By critically thinking about Pibid’s practices and pedagogical conceptions, we aim to understand and interpret learning situations in primary education as well as the influence it plays on geography teachers’ education. The methodological pathway includes participating observation and teaching interventions, from the reading of authors with strong experiences in teaching and teacher training programs. Preliminary evaluations validate the methodological choices and allow furthering and refining the outlined project.
Palavras-chave: Geografia
Espacializações cotidianas
Estratégias de ensino
Geography
Daily spatialization
Teaching strategies
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: BERTAZZO, Cláudio José; BENTO, Izabella Peracini. O PIBID, a geografia e as estratégias de ensino. Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 35-45, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38217/19358.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v25i1.38217
Identificador do documento: 10.5216/rp.v25i1.38217
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18047
Data de publicação: Jun-2014
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cláudio José Bertazzo - 2014.pdf137,01 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons