Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18050
Tipo do documento: Artigo
Título: A performance cultural da "Cinderela'' no filme produzido pela Walt Disney pictures (2015). (Re)interpretações no cotidiano dos estudantes do sexto ano do Cepae/UFG e de uma escola particular em Goiânia - Goiás
Título(s) alternativo(s): Cultural performance of "Cinderella'' from the movie produced by Walt Disney pictures (2015). (Re)interpretations in the routine of the students of Cepae/UFG and a private school in Goiânia - Goiás
Autor: Garcez, Hellen Cristine Silva
Araújo, Lorrana Laurence de
Veloso, Sainy Coelho Borges
Resumo: Este artigo propõe algumas reflexões sobre o Conto de Fada Cinderela no filme produzido pela Walt Disney Pictures (2015). O trabalho foi realizado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) e numa Escola Particular em Goiânia - Goiás e teve caráter qualitativo. Nesses espaços de ensino, vivenciamos situações para além da sala de aula. A vida dos estudantes permanecia presente e refletida nas ações e discussões, escolhas e conflitos, pensando e refletindo o seu lugar no mundo, o lugar de seu grupo social e, sobretudo a sua vivência, a relação com o outro e uma provável analogia com um processo contínuo e dinâmico que será (re)construído no decorrer da vida. O trabalho teve também como objetivo, conhecer a estrutura social, econômica, cultural, familiar e política na qual estão inseridos os estudantes envolvidos na pesquisa, permeando as dimensões cognitivas. Além de dialogar numa aplicabilidade como recurso didático e pedagógico, no Ensino de Artes Visuais, da Educação Básica.
Abstract: This article proposes some reflections on the Cinderella Fairy Tale, in the film produced by Walt Disney Pictures (2015). lhe study was conducted at the Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) and at a private school in Goiania - Goias and had qualitative characteristics. ln these educational spaces, we experienced situations that went beyond the classroom. The lives of the students remained present and reflected in the actions and discussions, choices and conflicts, thinking and reflecting their place in the world, the place of their social group and, above all their experience, the relationship with the other and a probable analogy with a continuous and dynamic process that will be (re)built throughout life. The work also aimed to get to know the social, economic, cultural, family and political structure in which they are inserted, permeating the cognitive dimensions. It also dialogues in an applicability as a didactic and pedagogical resource in Visual Arts Education.
Palavras-chave: Produção cultural
Cinderela
Ensino de Artes
Cultural production
Cinderella
Visual Arts education
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: GARCEZ, Hellen Cristine Silva; ARAÚJO, Lorrana Laurence de; VELOSO, Sainy Coelho Borges. A performance cultural da "Cinderela'' no filme produzido pela Walt Disney pictures (2015). (Re)interpretações no cotidiano dos estudantes do sexto ano do Cepae/UFG e de uma escola particular em Goiânia – Goiás. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 710-724, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/44695/22095.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i2.44695
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i2.44695
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18050
Data de publicação: Dez-2016
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sainy Coelho Borges Veloso - 2016.pdf5,76 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons