Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18051
Tipo do documento: Artigo
Título: Quando a metodologia é a poética: experiências formativas na disciplina de estágio supervisionado em artes visuais
Título(s) alternativo(s): When methodology is poetry: formative experiences in the discipline of supervised internship in visual arts
Autor: Santos, Noeli Batista dos
Resumo: O presente artigo compartilha o relato de experiência do processo metodológico desenvolvido no decurso da disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais V, do curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade presencial, da Faculdade de Artes Visuais da UFG, no segundo semestre do ano letivo de 2015. No decorrer da disciplina, foi proposto ao grupo de estudantes o desenvolvimento de projetos de ensino tendo como fio condutor a proposta metodológica denominada fogo da Poética. Neste exercício reflexivo, por meio da análise processual e, também, dos relatórios finais dos projetos desenvolvidos pelos grupos, observou-se posturas dialógicas em relação às dimensões pedagógica, sociocultural e institucional dos espaços de imersão. Da mesma forma, temas, conteúdos, linguagens artísticas e formas de compartilhamento foram construídas em grupo por meio de uma escuta sensível aos parceiros - docentes regentes, estudantes e colegas de disciplina - nos espaços escolhidos, que durante todo o processo desafiaram e motivaram o coletivo descrito no desejo à docência.
Abstract: This article shares the experience report of the methodological process developed in the course Supervised Internship in Visual Arts V, of the undergraduate course in Visual Arts, face-to-face learning, at the Visual Arts College in UFG, in the second semester of the school year of 2015. During the course, the development of educational projects, having as leitmotiv the methodological approach called Poetic Game was proposed to the group of students. ln this exercise, through the procedural analysis and the final reports of projects developed by the groups, we observed dialogical attitudes with regards to pedagogical, socio­cultural and insticutional dimensions of che immersion spaces. Similarly, chemes, content, arcistic languages and sharing forms were builc in groups, chrough a sensitive liscening to partners - teachers, students and friends - in the chosen spaces, that throughout the process, challenged and motivated the collective described in the desire to teaching.
Palavras-chave: Poética
Metodologia
Ensino de Artes
Formação docente
Poetry
Methodology
Arts education
Teacher training
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SANTOS, Noeli Batista dos. Quando a metodologia é a poética: experiências formativas na disciplina de estágio supervisionado em artes visuais. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 696-707, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/44694/22094.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i2.44694
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i2.44694
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18051
Data de publicação: Dez-2016
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Noeli Batista dos Santos - 2016.pdf4,87 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons