Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18053
Tipo do documento: Artigo
Título: Educomunicação como ensino de arte e cultura: reflexões sobre um projeto de videoaula para crianças
Título(s) alternativo(s): Educommunication as the teaching of art and culture: reflections on a video class project for children
Autor: Gidrão, Marília Silva Martins
Martins, Alice Fátima
Resumo: Este artigo discute a educomunicação em vista do ensino de artes visuais e as possibilidades dos recursos tecnológicos atuais nos processos de aprendizagem. Tem como base pesquisa desenvolvida por meio de produção audiovisual, com videoaulas e com a contextualização da cultura e da pedagogia, no que diz respeito aos processos de comunicação visual. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa com abordagem de tipo etnográfico. Os resultados apontam para o fato de que a educomunicação mostra-se como caminho relevante para o entendimento da mediação na educação com a cultura e o currículo, na formação do cidadão contemporâneo. Essa temática de estudo tem sido tratada no âmbito do ensino de artes, levando em conta as relações entre as mídias disponíveis e a subjetividade de cada sujeito. A interação intensa com as mídias digitais e televisivas, bem como com as instituições culturais, exercem influência significativa na formação dos educandos, imersos no processo de globalização, em dinâmicas complexas que ameaçam e ao mesmo tempo reforça as culturas identitárias, na construção de conhecimento e nos posicionamentos socioculturais.
Abstract: ln this work, we present the results of a research about educommunication in connection with visual arts education and the possibilities of current technological resources in the learning process. This research involves an audiovisual production, videodasses, and a cultural and pedagogical contextualization in relation to the dynamics of visual communication. We worked with qualitative research based on ethnographic principies. The results point the educommunication as a relevant way to link education with culture and curriculum, in the process of formation of the contemporary citizens. Researchers who work with arts teaching have studied this subject, based on the relations between the media and subjectivities. The intense interaction with digital media and TY, as well as cultural institutions, has great influence on students. They (we) are under the globalization process, in complexes dynamics that, at the sarne time, threaten and give power to cultural identities, in the production of knowledge and the sociocultural positions.
Palavras-chave: Educomunicação
Cultura
Ensino de artes visuais
Educommunication
Culture
Visual arts education
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: GIDRÃO, Marília Silva Martins; MARTINS, Alice Fátima. Educomunicação como ensino de arte e cultura: reflexões sobre um projeto de videoaula para crianças. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 725-738, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/44696/22096.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i2.44696
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i2.44696
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18053
Data de publicação: Dez-2016
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marília Silva Martins Gidrão - 2016.pdf5,35 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons