Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18058
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino de dança e o desenvolvimento do potencial criativo
Título(s) alternativo(s): Dance teaching and the creative potential development
Autor: Ferrari, Marina Gonçalves Barbieri
Resumo: Com cinco questões baseadas em cinco eixos temáticos que desafiam o leitor sobre o tema "Ensino de Dança na Escola e o Desenvolvimento do Potencial Criativo", o presente artigo pretende somar conteúdos de pesquisa no ensino de Dança na educação básica brasileira, ponderando os resultados e relatos de aplicações destas possibilidades metodológicas no Brasil. Os objetivos foram promover a reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento do potencial criativo no ensino de Dança por meio de processos metodológicos de ensino que contemplem a criação e a técnica da prática de Dança no ensino formal. O método utilizado foi através das Questões: 1 -Como a Dança pode ser aplicada em processos de aprendizagem na Educação Básica - Ensino Formal? (Eixo: Dança e Educação); 2 - Quais possibilidades metodológicas em Dança que fomentam o potencial criativo? (Eixo: Desenvolvimento do Potencial Criativo); 3-Como uma aula de Dança pode efetivamente desenvolver o potencial criativo? (Eixo: A Aula de Dança na Escola -Criatividade e Expressão); 4 - O que posso apresentar como resultados de experiências em ensino de Dança? (Eixo: Comprovando a Prática: Resultados); e 5 -O que posso relatar sobre 20 anos de carreira como Licenciada em Dança? (Eixo: Considerações Finais).
Abstract: With five questions based on five thematic axis that challenge the reader about "Dance Teaching and the Creative Potential Development", this paper offers pieces of research on dance teaching at school with the objective to presem the results and practical reports of these methodological possibilities in Brazil. Our aims were to think over the possibilities of creative potential development in Dance teaching through methodological teaching processes that include both creation and practice of Dance technique in regular education. The following questions guided our method: 1 - How can Dance be applied to learning processes in the Regular Basic Education? (Axis: Dance and Education); 2 -What are the Dance methodological possibilities chat foscer creative potential? (Axis: Development of the Creative Potential); 3 - How can a dance class effectively develop creative potential? (Axi: Dance lessons at School - Creativity and Expression); 4 - What can I show as results from experiences in Dance teaching? (Axis: Proving Practice: Results); 5 - What can I tell about my 20 years of experience as a licentiate in Dance? (Axis: Final Thoughts).
Palavras-chave: Dança
Ensino
Educação
Metodologia
Criatividade
Dance
Teaching
Education
Methodology
Creativity
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: FERRARI, Marina Gonçalves Barbieri. Ensino de dança e o desenvolvimento do potencial criativo. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 751-765, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/44700/22098.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i2.44700
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i2.44700
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18058
Data de publicação: Dez-2016
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marina Gonçalves Barbieri Ferrari - 2016.pdf5,48 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons