Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18072
Tipo do documento: Artigo
Título: Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID
Título(s) alternativo(s): Successful educational performances in Goiânia-GO: contributions to basic education through PIBID
Autor: Melo, Keila Matida de
Barreto, Maria de Fátima Teixeira
Gabassa, Vanessa
Resumo: O artigo apresenta resultados parciais do desenvolvimento de atuações educativas de êxito na cidade de Goiânia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tais atuações são práticas referendadas pela comunidade científica internacional, indicadas na organização da proposta Comunidades de Aprendizagem, que são desenvolvidas em escolas. O que se apresenta no texto são indicativos do impacto dessas atuações em duas escolas da rede municipal de Goiânia, sob a ótica de bolsistas do programa Pibid (estudantes da Pedagogia e professoras da educação básica), e também de crianças, tendo como referência a aprendizagem dos estudantes das escolas envolvidas. A partir de princípios da Metodologia Comunicativa Crítica, o estudo apresenta dados levantados a partir de registros do acompanhamento do programa e de entrevistas realizadas com crianças e professoras das escolas. Os dados revelam que as atuações são vistas como positivas pelos sujeitos envolvidos, embora haja críticas e problematizações quanto a algumas dinâmicas e formatos, assim como com relação à dificuldade de desenvolvimento pleno das atividades. A análise aponta para uma inovação no que diz respeito à junção da aprendizagem instrumental com a vivência do diálogo na escola.
Abstract: 9e article presents partial results of the development of educational activities of success in the city of Goiânia, through the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching, of Faculty of Education, of the Federal University of Goiás. Such actions are endorsed by the international scienti<c community practices listed in the organization of the proposed Learning Communities, which are developed in schools. What is presented in the text are indicative of the impact of these actions in two municipal schools of Goiania, from the perspective of fellows Pibid program (students of Pedagogy and teachers of basic education), and also of children, with reference to learning the students of the schools involved. From principles of Communicative Critical Methodology, the study presents data collected from program monitoring records and interviews with children and teachers in schools. 9e data show that the actions are seen as positive by the subjects involved, although there is criticism and problematizations as some dynamic and formats, as well as with respect to the di=culty of full development of the activities. 9e analysis indicates an innovation with respect to the junction with the instrumental learning experience with school dialogue.
Palavras-chave: Atuações educativas de êxito
Comunidades de aprendizagem
Aprendizagem dialógica
PIBID
Educação básica
Educational performances of success
Learning communities
Dialogic learning
Basic education
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: MELO, Keila Matida de; BARRETO, Maria de Fátima Teixeira; GABASSA, Vanessa. Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p.415-436, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/42322/21306.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i1.42322
Identificador do documento: 10.5216/rp.v27i1.42322
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18072
Data de publicação: Jun-2016
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Keila Matida de Melo - 2016.pdf151,86 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons