Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18075
Tipo do documento: Artigo
Título: As artes circenses na educação física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade
Título(s) alternativo(s): The circus arts in school physical education as content of body culture: their contributions to the development of corporal expression and creativity
Autor: Ramos, Bruno Amaral
Silva, Alcir Horácio da
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar de que forma as artes circenses podiam contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da expressão corporal dos alunos nas aulas de Educação Física. Esse estudo foi construído a partir de uma pesquisa de campo, do tipo participante e de natureza qualitativa, realizada com alunos do 3° ano do curso técnico integrado de informática para internet do Instituto Federal de Goiás – Formosa, onde desenvolvemos uma intervenção pedagógica durante um bimestre letivo e trabalhamos os seguintes conteúdos: malabarismo com bolinhas e flower stick, rola-rola e cordas. Os instrumentos para coleta de dados foram a observação estruturada, os relatórios das aulas e o questionário. Podemos afirmar, a partir desse estudo, que um bom planejamento, aliado aos aspectos históricos dessas artes, que possuem na sua essência a criatividade e a expressão corporal, bem como um bom processo de mediação, pautado no movimento de ação-reflexão-ação, possibilitou o desenvolvimento de uma Educação Física mais expressiva, criativa, crítica e humana. Desse modo, contribuímos para a formação integral dos alunos, pois a partir do processo de ensino aprendizagem das artes circenses, os alunos passaram a ter melhores condições objetivas para não reproduzirem alguns elementos da sociedade capitalista - competição, exploração, dominação, meritocracia, entre outros - que vem sendo historicamente materializados nas aulas de Educação Física.
Abstract: The objective of this research is to identify in what way the circus arts could contribute to the development of the creativity and the corporal expression in Physical Education classes. This study was based on a qualitative field research carried out with students of the 3rd year of the integrated technical internet computing course of the Federal Institute of Goiás - Formosa, where we developed a pedagogical intervention in a period of two months, approaching the following contents: juggling with balls and flower stick, “rola-rola” and ropes. The instruments for data collection were structured observation, class reports and a questionnaire. We can take from this study that good planning, allied to the historical aspects of these arts, which have in its essence creativity and body expression, as well as a good process of mediation, based on the action-reflection-action movement, made possible the development of a more expressive, creative, critical and human Physical Education. In this way, we contribute to the integral formation of students, since from the learning process of the circus arts, they have better objective conditions for not reproducing some elements of capitalist society - competition, exploitation, domination, meritocracy, among others - that have been historically materialized in Physical Education classes.
Palavras-chave: Artes circenses
Escola
Educação física
Expressão corporal
Criatividade
Circus arts
School
Physical education
Physical expression
Creativity
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: RAMOS, Bruno Amaral; SILVA, Alcir Horácio da. As artes circenses na educação física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade. Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, p.332-347, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/57117/32678.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v29i2.57117
e- 2238-8850
Identificador do documento: 10.5216/rp.v29i2.57117
e- 2238-8850
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18075
Data de publicação: Dez-2018
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Bruno Amaral Ramos - 2018.pdf289,31 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons