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Tipo do documento: Artigo
Título: Formação ética de professores do atendimento educacional especializado na perspectiva histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): Ethical formation of special education support's teachers in a historical-cultural perspective
Autor: Santos, Márcia Cristina Machado Oliveira
Schulz, Almiro
Resumo: Esse artigo fundamenta-se em uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), que buscou apreender possibilidades, limites, ações e funções da formação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), bem como as contribuições do saber filosófico para a formação ética, identificando como esse saber permeia a prática pedagógica desse grupo de professores. Para atender a esses objetivos, foram utilizados os conceitos de Ética, em Kant, e de Defectologia, em Vygotsky, e também as leis que regem a Educação Especial no Brasil. A ética, a formação docente e a inclusão são assuntos atuais, devendo-se considerar como eles pertencem ao processo da formação e prática docente, que requer atitudes, decisões e ações que têm implicações éticas. Esses professores indicaram os valores éticos presentes no seu trabalho, destacando o respeito às diferenças, ao aluno, à família, à cultura e à deficiência e a responsabilidade e o comprometimento envolvidos. Enfatizando, portanto, a ética como inclusão, como reconhecimento do aluno enquanto sujeito constituído de desejos, necessidades, potencialidades e limites, e a não valorização da deficiência.
Abstract: This article consists on one of the chapters of a research developed at the Master Course of the Graduate Program in Education in Basic Education of the Center for Teaching and Applied Research Education (Cepae/UFG), which sought seizing opportunities, limits, actions and functions of the ESA Teacher Training - Educational Service of Specialized in Associat of Parents and Friends of Special (Apae). Contributions of knowledge philosophical eEthics training, identifying how they permeate the pedagogical practice of these teachers. To meet these objectives, were used the concepts of ethics, Kant, Defectology, in Vygotsky and the laws governing the Special Education in Brazil. Ethics, teacher training and inclusion are current issues and should be considered how they belong in the process of training and teaching practice, which requires attitudes, decisions and actions that have ethical implications. Those teachers indicated the ethical values present in their actions, highlighting the respect for differences, student, his family, culture and disability and the responsibility and commitment involved. Emphasizing, therefore, ethics as inclusion, in recognition of students as subjects made up of desires, needs, potentials and limits, and the non-appreciation of deficiency.
Palavras-chave: Formação docente
Atendimento educacional especializado
Saber filosófico
Formação ética
Teacher's academicals formation
Specialized educational treatment
Philosophical knowledge
Ethics formation
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SANTOS, Márcia Cristina Machado Oliveira; SCHULZ, Almiro. Formação ética de professores do atendimento educacional especializado na perspectiva histórico-cultural. Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 81-95, jan./june 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/43450/21728.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v28i1.43450
Identificador do documento: 10.5216/rp.v28i1.43450
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18078
Data de publicação: Jun-2017
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