Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18079
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação inclusiva: atendimento educacional no hospital de reabilitação e readaptação CRER em Goiânia
Título(s) alternativo(s): Inclusive education: educational services in the rehabilitation and readaptation hospital CRER in Goiânia
Autor: Teixeira, Ricardo Antônio Gonçalves
Santos, Antônio Alves dos
Teixeira, Uyara Soares Cavalcanti
Rocha, Cleomar de Sousa
Barros, Nelson Filice de
Resumo: O artigo propõe realizar um estudo acerca do atendimento educacional hospitalar, foco da política da classe hospitalar do MEC, e do atendimento educacional especializado, foco da política de educação especial do MEC, realizados no hospital de reabilitação e readaptação Crer. Utiliza-se como metodologia uma pesquisa transversal, exploratória e de base qualitativa, valendo-se de observações participantes e entrevistas semiestruturadas com duas professoras da Seduce, lotadas no Naeh, que realizam atendimentos pedagógicos no Crer. Enquanto resultado, o estudo apresenta os processos pedagógicos, a organização do ensino no referido hospital, a estrutura disponibilizada e a percepção das educadoras quanto ao trabalho desenvolvido na instituição. Em termos de conclusão, o estudo mostra a importância do trabalho pedagógico realizado e enfatiza a necessidade de formação para atuação nas classes hospitalares.
Abstract: lhe article proposes to carry out a study about hospital educational services, policy focus of MEC in hospital class and specialized educational services, focus of MEC in special education policy, carried out in hospital rehabilitation and readaptation Crer. Uses as a methodology, a cross-sectional, exploratory and qualitative basic research, making use of participants and semi-structured interviews with observations of two teachers in Seduce, packed in Naeh, performing educational assistances in Crer. As a result, the study presents the pedagogical processes, the organization of teaching in that hospital, the available structure and perception of teachers as to work in the institution. ln conclusion, the study shows the importance of pedagogical work carried out and emphasizes the need for training to work in the hospital classes.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Classe hospitalar
Classe hospitalar
Atendimento educacional hospitalar
AEE
Inclusive education
Special education
Class hospital
Hospital educational service
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: TEIXEIRA, Ricardo Antônio Gonçalves; SANTOS, Antônio Alves dos; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; ROCHA, Cleomar de Sousa; BARROS, Nelson Filice de. Educação inclusiva: atendimento educacional no hospital de reabilitação e readaptação CRER em Goiânia. Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 415-436, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/43448/21727.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v28i1.43448
Identificador do documento: 10.5216/rp.v28i1.43448
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18079
Data de publicação: Jun-2017
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ricardo Antônio Gonçalves Texeira - 2017.pdf5,87 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons