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Tipo do documento: Artigo
Título: A mediação do professor e a aprendizagem de geometria plana por aluno com transtorno do espectro autista (Síndrome de Asperger)
Título(s) alternativo(s): Teacher's mediation and plane geometry learning by student with autistic spec­trum disorder (Asperger Syndrome)
Autor: Delabona, Stênio Camargo
Civardi, Jaqueline Araújo
Resumo: O presente artigo objetiva analisar o significado dado ao objeto de estudo geométrico por um aluno com Síndrome de Asperger (SA), a partir de aplicação de uma proposta pedagógica que valorizou o desenvolvimento de atividades no Laboratório de Matemática Escolar (LME). Tem como problemática duas perguntas: (1) Quais são as mediações desenvolvidas por um professor de Matemática para um aluno com SA quando envolvido em atividades de geometria plana em um LME? (2) Quais são os atos mediadores que emergem em atividades coletivas de aprendizagem geométrica quando um aluno com SA está envolvido? A abordagem investigativa é qualitativa, e o método utilizado foi o estudo de caso. Os procedimentos e recursos metodológicos adotados na pesquisa envolveram registros de oficinas de aprendizagem desenvolvidas com o sujeito da investigação, entrevistas, diálogos e análise documental. Os pressupostos teóricos que a nortearam a pesquisa fundamentaram-se na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados mostraram que o uso de instrumentos psicológicos do LME e signos em atividades individualizadas e coletivas propiciaram atos mediadores que potencializaram a abstração e a identificação de propriedades geométricas de forma generalizada.
Abstract: This article aims to analyze the meaning given to the geometric object of study by a student with Asperger Syndrome, from application of a pedagogical proposal that valued the development activities in School Mathematics Laboratory (LME). Its problematic two questions: (1) What are the mediations developed by a math teacher for a student with Asperger's syndrome when involved in activities in a plane geometry School Mathematics Laboratory (LME)? (2) What are the mediators acts that emerge in collective activities of geometrical learning when a student with Asperger Syndrome is involved in it? The investigative approach is qualitative and the method used was the case study. Procedures and methodological procedures adopted in the research involved learning workshops records developed with the subject of research, interviews, dialogues and documentary analysis. The theoretical assumptions that guided the research were based on Theory Historical-Cultural. The results showed that the use of psychological instruments LME and signs in individual and collective activities have led mediators acts which have worsened the abstraction and identification of geometric properties across the board.
Palavras-chave: Autismo
Síndrome de Asperger
Educação especial
Laboratório de Matemática
Mediação docente
Autism
Asperger syndrome
Special education
Mathematics laboratory
Mediation teacher
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: DELABONA, Stênio Camargo; CIVARDI, Jaqueline Araújo. A mediação do professor e a aprendizagem de geometria plana por aluno com transtorno do espectro autista (Síndrome de Asperger). Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 157-174, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/43455/21733.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v28i1.43455
Identificador do documento: 10.5216/rp.v28i1.43455
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18080
Data de publicação: Jun-2017
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