Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18111
Tipo do documento: Artigo
Título: Breve reflexão: educação, autoritarismo e violência sob a análise da teoria crítica frankfurtiana
Título(s) alternativo(s): Brief reflection: education, autoritarism and violence under the analysis of the frankfurtiana critical theory
Breve analisis: educacion, autoritarismo y laviolencia una analisys sob lateoria critica frankfurtiana
Autor: Rosa, Cleudes Maria Tavares
Resumo: O presente artigo discute, a partir da Teoria Crítica frankfurtiana, especialmente em Adorno e Horkheimer, como a relação entre autoritarismo e violência implica uma simbiose na sua manifestação, demonstrada a presença de ambos na contemporaneidade, em que os aspectos subjetivos e objetivos deles mostram-se entrelaçados e presentes na sociedade administrada. Investiga-se a possibilidade de se alcançar alternativas para escapar de tal barbárie pela via da educação e da formação humana.
Abstract: Starting from the critical frankfurtian theory, especially in Adorno and Horkheimer, the present article discusses how the relation between autoritarism and violence implies symbiosis in its manifestation, demonstrated the presence of both in contemporaneity, in which the subjective and objective aspects of them are entwined and present in the administered society. Investigate the possibility of reaching alternatives to escape from this barbarism by way of education and human formation.
El presiente artículo discurre La partir de La teoria crítica frankfurtiana, em específico Adorno e Horkheimer, como larelación distinguida por El autoritarismo y La violência implica simbiosis em La manifestación, probadala presencia em ambos em lacontemporanedad em lo que El aspectos subjetivos e objetivos de essas sónentrelazados y acuales em lasociedadconducida. Indaga lapossibilitad de ser alcanzadoel cambio para elescabulirsela barbárie por loscamiños de laeducación y por laformación humana.
Palavras-chave: Autoritarismo
Violência
Educação
Formação humana
Autoritarism
Violence
Education
Human formation
Educación
Formación humana
País: Brasil
Instituição: Diane Valdez
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação (FE) - RG
Citação: ROSA, Cleudes Maria Tavares. Breve reflexão: educação, autoritarismo e violência sob a análise da teoria crítica Frankfurtiana. Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 515-528, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/52493/26807.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v43i2.52493
Identificador do documento: 10.5216/ia.v43i2.52493
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18111
Data de publicação: Ago-2018
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cleudes Maria Tavares Rosa - 2018.pdf606,09 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons