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Tipo do documento: Artigo
Título: O letramento literário no ensino médio em Goiás: crítica das orientações e referências curriculares estaduais
Título(s) alternativo(s): Literature in the documents released by the secretary of education, culture and sports of the state of Goiás
La literacidad literaria en la enseñanza secundaria en Goiás: crítica de las orientaciones y referencias curriculares estaduales
Autor: Carvalho, Cleiry de Oliveira
Tavares, Cássio
Resumo: O objetivo aqui foi cotejar os documentos divulgados pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás que visam apresentar orientações curriculares para o Ensino Médio com outros documentos relacionados, tais como os PCNs e as OCNs. O resultado desse cotejamento de documentos demonstra a ausência de discussão ou perspectiva para o letramento literário nas orientações estaduais para o Ensino Médio. Mas não só: o uso da literatura como pretexto para o ensino de gramática e língua portuguesa é visível nas matrizes de conteúdos..
Abstract: The purpose of this work was to assess public policy on education, in the State of Goiás, by collating the official guidelines for high-school curriculum released by SEDUCE — Secretaria de Educação, Cultura e Esportes — with related documents, such as the PCN and the OCN, released by the Federation. This comparison revealed a lack of debate and horizons for the literary literacy in the official guidelines for the State of Goiás. Furthermore, the instrumentalization of literary works as a means for teaching language and grammar stands out in the content matrices.
Esta investigación tuvo como objetivo cotejar los documentos divulgados por la Secretaría de Estado de Educación, Cultura y Deporte de Goiás que tienen como propósito presentar orientaciones curriculares para la enseñanza secundaria con otros documentos relacionados, tales como los Parámetros Curriculares Nacionales (PCNs) y las Orientaciones Curriculares Nacionales (OCNs). El resultado de ese cotejo de documentos demuestra la ausencia de discusión o perspectiva para la literacidad literaria en las orientaciones estaduales para la enseñanza secundaria. Pero, no solo esto: el uso de la literatura como pretexto para la enseñanza de gramática y lengua portuguesa es visible en las matrices de contenidos.
Palavras-chave: Literatura
Ensino médio
Currículo
Políticas públicas em educação
Literature
High-school education
Curriculum
Public policy on education
Enseñanza secundaria
Políticas públicas en educación
País: Brasil
Instituição: Diane Valdez
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação (FE) - RG
Citação: CARVALHO, Cleiry de Oliveira; TAVARES, Cássio. O letramento literário no ensino médio em Goiás: crítica das orientações e referências curriculares estaduais. Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 166-186, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/50804/26323.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v43i1.50804
Identificador do documento: 10.5216/ia.v43i1.50804
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18113
Data de publicação: Abr-2018
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