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Tipo do documento: Artigo
Título: Validação do prontuário eletrônico do paciente em uma instituição de ensino superior em saúde: relato da experiência no módulo anamnese
Título(s) alternativo(s): Validation of the electronic patient record in an institution of higher education in health: report of the experience with anamnesis module
Validación de la historia clínica electrónica en una institución de educación superior en salud: informe de la experiencia con anamnesis módulo
Autor: Braga, Renata Dutra
Monteiro, Ana Lívia Novaes
Mota, Fernando César Silva
Lucena, Fábio Nogueira de
Ribeiro-Rotta, Rejane Faria
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de participação coletiva no processo de validação de um módulo do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em uma Faculdade pública de Odontologia e analisar a qualidade em uso do software. O PEP-Piloto é um software composto por informações de saúde em Odontologia, que contempla até o presente momento a Anamnese. O módulo Anamnese do PEP-Piloto foi validado por docentes e discentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, implantado em duas clínicas modelo da referida instituição. A metodologia de desenvolvimento e validação incluiu as seguintes etapas: mapeamento dos workflows, estruturação da coordenação de tecnologia da informação, identificação e homologação de requisitos do software, elaboração do instrumento de validação e a validação propriamente dita. O relato dessa experiência pode contribuir para outras iniciativas semelhantes no contexto da saúde no que dizem respeito à aceitação (satisfação) e familiarização com o software.
Abstract: This study aimed to describe an experience of collective participation in the validation process of a module of the Electronic Health Record (EHR) in a public School of Dentistry. The EHR-Pilot is a software composed of health information in dentistry, which so far includes the Anamnesis. The module Anamnesis of the EHR-Pilot was validated by teachers and students of the School of Dentistry at Federal University of Goiás and implemented in two clinical-model of this institution. The development and validation methodology included the following steps: mapping of workflows, structuring the coordination of information technology, identification and approval of software requirements, preparation of instrument validation and validation itself. The account of this experience can contribute to other similar initiatives in the health context in which they relate to the acceptance (satisfaction) and familiarization with the software.
Este estudio tuvo como objetivo describir la experiencia de la participación colectiva en el proceso de validación de un módulo de lo Registro Electrónico de Pacientes (REP) en una escuela pública de Odontología. El REP-Piloto es un software integrado de información de salud en odontología, que hasta ahora incluye la anamnesis. La Anamnesis módulo REP-Piloto fue validado por los profesores y alumnos de la Facultad de Odontología de la Universidad Federal de Goiás, establecido en dos modelo clínico de esa institución. El desarrollo y la validación de la metodología incluyó los siguientes pasos: mapeo de flujos de trabajo, la estructuración de la coordinación de las tecnologías de la información, la identificación y aprobación de los requisitos de software, preparación de la validación del instrumento y validación en sí. El relato de esta experiencia puede contribuir a otras iniciativas similares en el contexto de la salud en los cuales se refieren a la aceptación (satisfacción) y la familiarización con el software.
Palavras-chave: Informática médica
Sistemas computadorizados de registros médicos
Validação de programas de computador
Medical Informatics
Medical records systems
Computerized
Software validation
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Odontologia - FO (RG)
Citação: BRAGA, Renata Dutra; MONTEIRO, Ana Lívia Novaes; MOTA, Fernando César Silva; LUCENA, Fábio Nogueira de; RIBEIRO-ROTTA, Rejane Faria. Validação do prontuário eletrônico do paciente em uma instituição de ensino superior em saúde: relato da experiência no módulo anamnese. Journal of Health Informatics, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 30-35, jan./mar. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18213
Data de publicação: 2013
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