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Tipo do documento: Artigo
Título: Neonatal pain assessment program II: an innovative strategy to increase knowledge translation. Case report
Título(s) alternativo(s): Programa de avaliação da dor neonatal II: uma proposta inovadora para facilitar a transferência do conhecimento. Relato de caso
Autor: Bueno, Mariana
Duarte, Elysângela Dittz
Marques, Renata Lacerda
Freire, Laís Machado
Castral, Thaíla Correa
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Recém-nascidos internados são frequentemente submetidos a procedimentos dolorosos e estressantes. Mensurar e avaliar a dor adequadamente favorecem seu controle nessa população. Para tanto, estratégias de educação e treinamento são relevantes, destacando-se o ensino mediado por tecnologia, que envolve o uso de softwares, pacotes multimídia e conexão em rede. O presente artigo teve como objetivo descrever o Programa de Avaliação da Dor Neonatal II. RELATO DO CASO: A plataforma utilizada para hospedar o Programa de Avaliação da Dor Neonatal II é o Modular ObjectOriented Dynamic Learning Environment (Moodle). O programa é composto por oito módulos, abordando conteúdos referentes à anatomia e fisiologia da dor, indicadores de dor neonatal, utilização de instrumentos de avaliação da dor, além de abordagem detalhada de quatro instrumentos específicos de avaliação da dor no recém-nascido. Recursos como apresentações com áudio, exercícios de avaliação formativa utilizando fotografias e vídeos, disponibilização de textos para leitura complementar, e fóruns de discussão também são utilizados. CONCLUSÃO: O ensino mediado por tecnologia pode ser considerado um importante facilitador na transferência do conhecimento. Assim, acredita-se que essa iniciativa, considerada inédita e inovadora, favorecerá a utilização de evidências científicas nos diferentes cenários de assistência neonatal, bem como ampliará o conhecimento e a habilidade de estudantes e profissionais de saúde quanto à avaliação da dor no neonato.
Abstract: BACKGROUND AND OBJECTIVES: Hospitalized newborns are often submitted to painful and stressing procedures. Adequately measuring and evaluating pain favor its control in this population. For such, education and training strategies are important, emphasizing computer-based technology, which involves software, multimedia packages and network connection. This article aimed at describing the Neonatal Pain Assessment Program II. CASE REPORT: The platform used to host the Neonatal Pain Assessment Program II is the Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). The program is made up of eight modules addressing contents regarding pain anatomy and physiology, neonatal pain indicators, use of pain evaluation tools, in addition to detailed explanations of four specific tools to evaluate newborn pain. Resources such as audio presentations, formative evaluation exercises with photos and videos, texts for additional reading and discussion forums are also used. CONCLUSION: Computer-based teaching may be considered important knowledge translation facilitator. So, we believe that this initiative, considered novel and innovative, shall favor the use of clinical evidences in different neonatal assistance scenarios, as well as shall enhance knowledge and skills of health students and professionals with regard to neonatal pain evaluation.
Palavras-chave: Distance education
Educational technology
Newborn
Pain
Pain assessment
Pain prevention and control
Avaliação da dor
Dor
Educação à distância
Prevenção e controle da dor
Recém-nascido
Tecnologia educacional
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: BUENO, Mariana; DUARTE, Elysângela Dittz; MARQUES, Renata Lacerda; FREIRE, Laís Machado; CASTRAL, Thaíla Correa. Neonatal pain assessment program II: an innovative strategy to increase knowledge translation. Case report. Revista Dor, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 152-155, Apr./June 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5935/1806-0013.20140029
Identificador do documento: 10.5935/1806-0013.20140029
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18240
Data de publicação: Jun-2014
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