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Tipo do documento: Artigo
Título: Aula centrada no aluno versus aula centrada no professor: desafios para mudança
Título(s) alternativo(s): Student- versus teacher-centered educational practices: challenges for changing
Autor: Deus, José Miguel de
Nonato, Dejan Rodrigues
Alves, Rosane Ribeiro Figueiredo
Silva, Marília Moreira de Melo
Amaral, Alexandre Ferrari
Bollela, Valdes Roberto
Resumo: Introdução: As diretrizes curriculares nacionais recomendam estratégias de ensino centradas nos es- tudantes. Este estudo avaliou a aceitação, o comportamento e a aprendizagem dos alunos do quarto ano de Ginecologia em relação a aulas centradas no professor (ACP) e aulas centradas nos alunos (ACA). Métodos: Estudo prospectivo para 110 alunos ao longo do ano. Três professores participaram do estudo, cada um com dois temas (um em cada formato de aula). O interesse e o comportamento dos alunos foram registrados. Os alunos responderam a questionário semiestruturado, a duas perguntas abertas e foram avaliados ao final. Resultados: A frequência dos alunos (76,4 x 53,9% p = 0,002), o número de cochilos (40 x 10 p < 0,001) e a percentagem de acertos na avaliação foram maiores nas ACP (69,9 x 59,3% p = 0,016). A duração da atividade foi maior na ACA (89,5 versus 68,4 minutos (p = 0,014), e o número de interações aluno-professor foi maior nas ACA (500 x 310). Os alunos suge- riram manter ACP (79,7 x 31,4% p < 0,001). Conclusões: Os estudantes preferiram ACP. Este artigo discute possíveis razões destes achados e estratégias de mudança nas práticas de ensino.
Abstract: ntroduction: The national curriculum guidelines recommend teaching strategies focused on students. The aim of this study was to evaluate the acceptance, behavior and learning of fourth-year gynecology students regarding two teaching strategies: teacher-centered classroom (TCC) and student-centered classroom (SCC). Methods: Prospective study for 110 students throughout the year. Three teachers participated in the study, each with two themes (one in each format). Student interest and behavior were recorded. The students answered a semi-structured questionnaire consisting of two open-ended questions, and subjected to final assessment. Results: Student attendance (76.4 x 53.9% p = 0.002); the number of naps (40 x 10 p < 0.001); and the percentage of correct answers (69.9 x 59.3% p = 0.016) in the assessment were higher in TCC. The duration of the activity (89.5 versus 68.4 minutes (p = 0.014) and the number of student-teacher interactions (500 x 310) were higher in SCC. Students suggested maintaining TCC (79.7 x 31.4% p < 0.001). Conclusions: Students preferred TCC. This article discusses possible reasons for these findings and strategies for changing teaching practices.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Educação médica
Metodologias de ensino e aprendizagem
Desenvolvimento docente
Teaching
Learning
Medical education
Teaching and learning methodologies
Faculty development
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Medicina - FM (RG)
Citação: DEUS, José Miguel de Deus et al. Aula centrada no aluno versus aula centrada no professor: desafios para mudança. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 38, n. 4, p. 419-426, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0100-55022014000400002
Identificador do documento: 10.1590/S0100-55022014000400002
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18250
Data de publicação: 2014
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