Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18265
Tipo do documento: TCC
Título: Planejamento estratégico de relações públicas para lançamento da empresa Synestesia com foco em experiência do usuário
Título(s) alternativo(s): Strategic planning of public relations to launch the company Synestesia with focus on user experience
Autor: Gouvêa, Amanda Araújo
Costa, Barbara Caroline Silvestre Vaz
Nova, Thaís Rodrigues Villa
Primeiro orientador: Franco, Thiago Cardoso
Primeiro membro da banca: Franco, Thiago Cardoso
Pereira, Luciano Alves
Resumo: Este trabalho apresenta a criação e o Planejamento de Relações Públicas de Lançamento da empresa Synestesia. A empresa une duas abordagens dos campos de design e marketing às Relações Públicas para sua construção: Experiência do Usuário e Marketing de Experiência. Para isso, foram realizadas pesquisas nas duas áreas para compreensão do mercado, serviços e estruturas de comercialização. O segundo passo foi construir bases teóricas para criar a nova abordagem no campo das Relações Públicas, usando o recorte bibliográfico dos autores Massimo Di Felice (2009), Carlos Scolari (2013), Dora Kaufman (2015), Kotler (2007), Manual da Interaction Design Foundation “The Basics os User Experience Design” (s.d.). Construído o embasamento, foi criada a Synestesia no que concerne todas suas características mercadológicas a partir do Plano de Negócio do Sebrae (2013). O lançamento da empresa foi pautado no Planejamento de Relações Públicas de Lançamento, onde foram desenvolvidas estratégias em ambientes online e offline para criação de cinco ações, que foram implantadas, com exceção de uma ação que será realizada no ano de 2019. Este documento apresenta a área de Relações Públicas como destaque para os campos de Experiência do Usuário e Marketing de Experiência, que passam a visualizar o público sob óticas estratégicas.
Abstract: This work presents the creation and Planning of Public Relations of Launch of the company Synesthesia. The company unites two approaches from the fields of design and marketing to Public Relations for its construction: User Experience and Experience Marketing. For this, research was conducted in the two areas to understand the market, services and marketing structures. The second step was to build theoretical bases to create the new approach in the field of Public Relations, using the bibliographic cut of the authors Massimo Di Felice (2009), Carlos Scolari (2013), Dora Kaufman (2015), Kotler Interaction Design Foundation "The Basics the User Experience Design" (sd). Built the foundation, Synestesia was created in what concerns all its market characteristics from the Sebrae Business Plan (2013). The launch of the company was based on Public Release Planning, where strategies were developed in online and offline environments to create five actions, which were implemented, with the exception of one action that will be carried out in 2019. This document presents the Public Relations area as a highlight for the User Experience and Experience Marketing fields, which begin to visualize the public under strategic perspectives.
Palavras-chave: Relações públicas
Planejamento estratégico
Marketing de experiência
Experiência do usuário
Mídias digitais
Public relations
Strategic planning
Experience marketing
User experience
Digital media
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: GOUVÊA, Amanda Araújo; COSTA, Barbara Caroline Silvestre Vaz; NOVA, Thaís Rodrigues Villa. Planejamento estratégico de relações públicas para lançamento da empresa Synestesia com foco em experiência do usuário. 2018. 227 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18265
Data de publicação: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Relações Públicas - Amanda Araújo Gouvêa - 2018.pdf6,11 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons