Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18268
Tipo do documento: TCC
Título: Propaganda ideológica em quadrinhos na II Guerra Mundial: uma análise pela hermenêutica de profundidade
Título(s) alternativo(s): Propaganda in comics during world war two: an analysis through depth hermeneutics
Autor: Neumann, Clare Laurelin Nunes
Primeiro orientador: Ramos, Rubem Borges Teixeira
Primeiro membro da banca: Ramos, Rubem Borges Teixeira
Christino, Daniel
Resumo: Durante a Segunda Guerra Mundial os aliados fizeram uso da propaganda ideológica por meio de quadrinhos vendidos em bancas de jornal. Assim, foi observado que características desta propaganda iam ao encontro da definição de Relações Públicas governamentais. Definiu-se então realizar uma pesquisa bibliográfica para se analisar melhor as mensagens contidas nas histórias em quadrinhos criadas na época estudada, seguindo a técnica da hermenêutica de profundidade. Espera-se verificar se os quadrinhos analisados podem ou não ser considerados como uma campanha de Relações Públicas governamentais.
Abstract: During World War II the Allies made use of ideological propaganda by means of comic books sold in newspaper stands. Thus, it was observed that the characteristics of this propaganda met with the definition of governmental Public Relations. It was then decided to carry out a bibliographical research to better analyze the messages contained in the comic books made during the time studied, following the technique of depth hermeneutics. It is hoped to see if the comic books analyzed may or may not be considered as a governmental public relations campaign.
Palavras-chave: Quadrinhos
Segunda Guerra Mundial
Propaganda ideológica
Relações públicas
Comic books
Propaganda
World war two
Public relations
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: NEUMANN, Clare Laurelin Nunes. Propaganda ideológica em quadrinhos na II Guerra Mundial: uma análise pela hermenêutica de profundidade. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18268
Data de publicação: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Relações Públicas - Clare Laurelin Nunes Neumann - 2018.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons