Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18271
Tipo do documento: TCC
Título: Representação LGBT nos meios noticiosos: um estudo de caso de Pabllo Vittar
Título(s) alternativo(s): LGBT media representation: a case study of Pabllo Vittar
Autor: Faria, Felipe Queiroz
Primeiro orientador: Oliveira, Wéber Félix de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Wéber Félix de
Braga, Claudomilson Fernandes
Resumo: Partimos dos conceitos de identidade e diferença na pós-modernidade, estratégias de gestão de marca e formas de fidelizar o consumidor para podermos analisar, neste trabalho, sete matérias veiculadas no jornal Folha de S. Paulo que retratam a carreira da cantora drag queen Pabllo Vittar para verificar qual seu lugar de fala de acordo com sua representação no periódico escolhido. Buscamos descontruir as notícias para categorizar e, consequentemente, entender qual a representação de Vittar neste jornal, além de observar qual seus níveis de autoridade para tal assunto, em qual instância a artista é descrita como relevante. Sendo assim, utilizamos os conceitos de autores pós-modernos como Woodward (2012), Silva (2012), Louro (2009), entre outros, que trabalham cultura e identidade para entendermos a construção de identidades possíveis em uma sociedade em constante mudança. Cruzamos os conceitos de identidade pessoal e marca no século XXI dentro da globalização para chegar a conclusão das análises das matérias selecionadas da Folha de S. Paulo. Nossa pesquisa nesta monografia é composta pelo método de estudo de caso, nosso instrumento de coleta foi o levantamento documental para utilizar a análise do discurso com o objetivo de entender o(s) espaço(s) de fala da de uma drag queen na sociedade brasileira nos últimos 3 anos.
Abstract: We start from the concepts of identity and difference in postmodernity, brand management strategies and consumer loyalty, so that we can analyze, in this work, seven stories published in the Folha de S. Paulo newspaper that depict the career of drag queen Pabllo Vittar to verify their place of speech according to their representation in the chosen journal. We seek to dissociate the news in order to categorize and understand Vittar's representation in this newspaper, in addition to observing their levels of authority for such subject, in which instance the artist is described as relevant. Thus, we use the concepts of postmodern authors such as Woodward (2012), Silva (2012), Louro (2009), among others, who work on culture and identity to understand the construction of possible identities in a constantly changing society. We cross the concepts of personal identity and brand in the XXI century within the globalization to arrive at the conclusion of the analyzes of the selected materials of Folha de S. Paulo. Our research in this monograph is composed by the method of case study, our instrument of collection was the documentary survey to use discourse analysis with the objective of understanding the speech space (s) of a drag queen in Brazilian society in the last 3 years.
Palavras-chave: Identidade
Representação
LGBT
Globalização
Marcas
Identity
Representation
LGBT
Globalization
Brands
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: FARIA, Felipe Queiroz. Representação LGBT nos meios noticiosos: um estudo de caso de Pabllo Vittar. 2018. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18271
Data de publicação: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Relações Públicas - Felipe Queiroz Faria - 2018.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons