Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18273
Tipo do documento: TCC
Título: Uma análise de conteúdo da cantora Lady Gaga no Twitter
Título(s) alternativo(s): An analysis of Lady Gaga’s content on Twitter
Autor: Ozias Neto, José Augusto
Primeiro orientador: Tuzzo, Simone Antoniaci
Primeiro membro da banca: Tuzzo, Simone Antoniaci
Braga, Claudomilson Fernandes
Martins, Carlos Henrique
Resumo: O presente trabalho traz uma reflexão acerca das estratégias de Comunicação e Relações Públicas que foram utilizadas pela cantora Lady Gaga em sua rede social, Twitter. Para conceituar o processo de celebritização, a gestão da imagem, criação da identidade e os fenômenos de opinião pública, foram utilizadas teorias de Tuzzo e Braga. Neste sentido, tem-se como pressuposto o papel da celebridade na cultura midiática e em seu contexto social. O encantamento coletivo pela figura da celebridade, aborda mais um patamar da celebritização vinculada aos meios de comunicação. A pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório e tem como objetivo identificar o discurso da cantora Lady Gaga no Twitter, utilizando em sua metodologia de análise na perspectiva da Análise de Conteúdo, baseado na teoria de Bardin. Os resultados apontam que a cantora utilizou sua rede social para conscientizar e conectar-se com seus fãs e gerar debates.
Abstract: This paper proposes a reflection on the strategies of Communication and Public Relations that were used by the singer Lady Gaga in its social network, Twitter. In order to conceptualize the process of celebritization, image management, identity creation and the phenomena of public opinion, theories of Tuzzo and Braga were used. In this sense, the role of celebrity in the media culture and in its social context is assumed. The collective enchantment by the figure of the celebrity, approaches another level of the celebritization linked to the mass media. The research is qualitative and exploratory and aims to identify the speech of the singer Lady Gaga on Twitter, using in its methodology of analysis from the perspective of Content Analysis, based on Bardin's theory. The results indicate that the singer used her speech in the social network to raise awareness and connect with her fans and generate debates.
Palavras-chave: Celebridade
Relações públicas
Identidade
Imagem
Opinião pública
Celebrity
Public relations
Identity
Image
Public opinion
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: OZIAS NETO, José Augusto. Uma análise de conteúdo da cantora Lady Gaga no Twitter. 2018. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18273
Data de publicação: 6-Dez-2018
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Relações Públicas - José Augusto Ozias Neto - 2018.pdf9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons