Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18278
Tipo do documento: TCC
Título: A cultura da participação e a saga Star Wars
Título(s) alternativo(s): The participatory culture and the Star Wars saga
Autor: Vaz, Mariana Tralback
Primeiro orientador: Franco, Thiago Cardoso
Primeiro membro da banca: Franco, Thiago Cardoso
Borges, Lindsay
Oliveira, Cláudia
Resumo: Com o advento das tecnologias digitais, instalaram-se muitas mudanças no cenário dos processos de comunicação. As pessoas passaram a ter um espaço para mostrar suas opiniões, interagir e também criar conteúdo, o que difere muito das antigas relações exercidas entre emissores e receptores configuradas pelos meios tradicionais, visto que eles não possibilitavam participação e interatividade. Desse modo, este trabalho trilha um caminho que perpassa a comunicação de massa, a mediação e chega até as hipermediações, onde tem foco nas Narrativas Transmídia e na Cultura da Participação. A saga Star Wars, criada por George Lucas, acompanhou esse caminho e é usada como base para esse estudo, visto que foi criada em uma época em que só existiam meios massivos e continua presente atualmente, quando todos podem criar. Assim, o objetivo geral do trabalho é compreender as mudanças comunicacionais provenientes das novas tecnologias. O questionamento para o levantamento da pesquisa é “Como se dá a relação dos indivíduos com a cultura participativa no caso da saga Star Wars?” e a pesquisa realizada tem caráter qualitativo, com entrevista semi-estruturada.
Abstract: With the advent of digital technologies, many changes in the communication processes scenery have been installed. People began to have a space to show their opinions, interact and also create content, what differs a lot from the old relationships exerced between emitters and receivers configurated by the traditional media, since they didn’t enable participation and interactivity. This work track a path that perpasses the mass comunication, the mediation and reaches to the hypermedian, where does a focus on the Transmedia Storytelling and in the Culture of Participation. The Star Wars Saga, created by George Lucas, accompanied this path and it is used as a basis for this study, since it was created in a period when there was only massive media and continues present today when everyone can create. The general objective of this work is to understand the communication changes from the new technologies. The questioning for the research survey was “How does the relationship of individuals with the participatory culture in the case of the Star Wars Saga take place?” and the research carried out has a qualitative character, with a semi-structured interview.
Palavras-chave: Cultura participativa
Narrativas transmídia
Star wars
Teorias da comunicação
Participatory culture
Transmídia storytelling
Star wars
Communication theories
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: VAZ, Mariana Tralback. A cultura da participação e a saga Star Wars. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18278
Data de publicação: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Relações Públicas - Mariana Tralback Vaz - 2018.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons