Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18347
Tipo do documento: Artigo
Título: Trajetórias negras discentes no espaço acadêmico: o quadro da Universidade Federal de Goiás diante das ações afirmativas
Título(s) alternativo(s): Trajectories of black students in the academic space: a frame of Universidade Federal de Goiás front affirmative action
Autor: Santos, Mariza Fernandes dos
Ratts, Alecsandro José Prudêncio
Resumo: A década de 2000 representa para o Brasil o período de discussão e implementação das ações afirmativas nas instituições de ensino superior (IES). A proposta que apresentamos consiste em uma abordagem de algumas trajetórias coletivas e individuais de estudantes negrxs graduadxs na Universidade Federal de Goiás e que estão cursando ou concluíram a pós-graduação stricto sensu. Um levantamento preliminar indica que a participação em projetos ou programas de ações armativas e em coletivos de estudantes negrxs ou núcleos de estudos afro-brasileiros propicia uma ampliação da experiência acadêmica, incluindo a continuidade na pósgraduação, resultando na formação de um movimento negro de base acadêmica e de territórios racializados (negros ou interraciais).
Abstract: The 2000s represents to Brazil the period of discussion and implementation of affirmative action in higher education institutions. The proposal that we present consists of an approach of some group and individual trajectories of graduated black students from the Universidade Federal de Goiás and those who are attending or have completed stricto sensu postgraduation programs. A preliminary study indicates that the participation in projects or afrmative action programs and in collective of black students or african-Brazilian study groups provides an enlargement of the academic experience, including the continuity in postgraduation programs, resulting in the formation of a black movement with an academic background and with racialized territories (black or interracial).
Palavras-chave: Ações afirmativas
Trajetórias socioespaciais
Espaço acadêmico
Affirmative action
Socio-spatial trajectories
Academic space
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Antropologia Social
Citação: SANTOS, Mariza Fernandes dos; RATTS, Alex. Trajetórias negras discentes no espaço acadêmico: o quadro da Universidade Federal de Goiás diante das ações afirmativas. Educere et Educare, Paraná, v. 10, n. 20, p. 641-652, jul./dez. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18347
Data de publicação: Dez-2015
Aparece nas coleções:FCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Mariza Fernandes dos Santos - 2015.pdf248,12 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons