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Tipo do documento: Artigo
Título: A democracia como processo: política e educação no pensamento de Tocqueville
Título(s) alternativo(s): Democracy as a process: politics and education in Tocqueville’s thinking
Autor: Reis, Helena Esser dos
Resumo: Embora não encontremos nenhum texto sistemático de análise e discussão acerca da educação entre os escritos de Alexis de Tocqueville, não resta dúvida de que o autor ocupa-se com a instrução e com a formação cívica dos cidadãos ao longo de suas obras teóricas, bem como em sua correspondência e discursos políticos. Sem negar a importância das instituições de ensino para a formação dos cidadãos em um Estado democrático, mas longe de estabelecer um vínculo direto entre ensino e cidadania, Tocqueville desloca para a ação política o ponto central da formação cívica. O próprio exercício da cidadania prepara os cidadãos para a vida política, posto que considera que os princípios democráticos fundamentais de liberdade e igualdade entre os cidadãos ganham vida tão somente na medida em que os homens agem uns com os outros no âmbito público de convivência. Tal concepção implica compreender que a sorte da democracia não está dada a priori, mas que é uma possibilidade decorrente da capacidade dos próprios homens. Partindo da análise de sua concepção de Estado democrático, proponho-me a investigar o desenvolvimento da cidadania por meio da ação política e a discutir os limites e as possibilidades da formação dos cidadãos, buscando compreender a relação entre política e educação no pensamento tocquevilleano.
Abstract: Although we can’t find a systematic text among Tocqueville’s writings debating and analyzing educational issues, there is no doubt that the author is concerned with instruction and civic formation of citizens along his theoretical opera, as much as in the letters and political speeches. Not denying relevance to the educational institutions for the civic formation of citizens in a democratic state, but far from establishing a direct bind between learning and citizenship, Tocqueville shifts the focal point of civic formation to the political action. It is the own exercise of citizenship that prepares to the political life, for he believes that democratic principles like freedom and equality between citizens rise alive only in the measure that men act together in the convivial public arena. Such conception implies to realize that the fate of democracy is not given a priori, but it is only a possibility depending on the men concerned. Starting from Tocqueville’s analysis of the nature of the democratic state, we propose to investigate the development of citizenship by means of political action and to debate the limits and possibilities for the citizen’s formation, trying to extricate the relation between politics and education in his thinking.
Palavras-chave: Democracia
Igualdade
Liberdade
Processo
Ação política
Cidadania
Democracy
Equality
Freedom
Process
Politic action
Citizenship
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia - FAFIL (RG)
Citação: REIS, Helena Esser dos. A democracia como processo: política e educação no pensamento de Tocqueville. Contexto & Educação, Ijuí, v. 24, n. 82, p. 97-110, jul./dez. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.21527/2179-1309.2009.82.97-110
Identificador do documento: 10.21527/2179-1309.2009.82.97-110
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18419
Data de publicação: Dez-2009
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