Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18432
Tipo do documento: Artigo
Título: O processo de escolarização do surdo usuário de libras e seus desafios: revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): The process of schooling the deaf user of libras and its challenges: literature review
Autor: Freitas, Adriana Ribeiro de
Amaral, Cláudia Maria Silva Ribeiro
Chaveiro, Neuma
Resumo: A política educacional inclusiva objetiva uma educação integradora. Ainda que a Legislação reconheça a Libras como língua oficial dos surdos, essa população encontra dificuldades no processo de escolarização. Assim, este estudo tem como finalidade investigar as principais barreiras enfrentadas pelo surdo no processo de escolarização por meio de uma revisão da literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no mês de setembro de 2018. Foram identificadas 19 publicações, categorizadas em quadros nos quais constam autor(es), ano, título, objetivo e conclusão de cada uma das pesquisas encontradas. A ausência de uma comunicação eficaz, as diferenças linguísticas entre a Libras e o português, a falta de adaptação das atividades pedagógicas e o desconhecimento dos impactos da surdez no processo de aquisição da escrita, são apontadas como barreiras para o processo de escolarização do surdo.
Abstract: Inclusive education policy aims at inclusive education. Although the legislation recognizes Libras as the official language of the deaf, this population has difficulties in the schooling process. Thus, this study aims to investigate the main barriers faced by the deaf in the schooling process through a review of the literature, conducted in the Virtual Health Library (VHL) in September 2018. We identified 19 publications, categorized in tables divided by author(s), year, title, objective and conclusion. The absence of effective communication and linguistic differences between Libras and Portuguese, as well as the lack of adaptation of pedagogical activities and knowledge of the impacts of deafness in the process of acquiring writing, are pointed as barriers to their schooling process. The presence of the interpreter thus becomes important for the school inclusion of the deaf.
Palavras-chave: Surdez e aprendizagem
Surdez e leitura
Surdez e escrita
Escolarização do surdo
Deafness and learning
Deafness and reading
Deafness and writing
Deafness and schooling
País: Brasil
Instituição: André Nogueira Xavier
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: FREITAS, Adriana Ribeiro de; AMARAL, Cláudia Maria Silva Ribeiro; CHAVEIRO, Neuma. O processo de escolarização do surdo usuário de libras e seus desafios: revisão de literatura. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 4, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/59340.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v4.59340
Identificador do documento: 10.5216/rs.v4.59340
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18432
Data de publicação: Jun-2019
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Adriana Ribeiro de Freitas - 2019.pdf297,51 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons