Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18436
Tipo do documento: Artigo
Título: Contexto escolar e o ensino para surdos: a libras como instrumento de educação e de identidade
Título(s) alternativo(s): Sscholl context and teaching for deaf: libras as education and identity instruments
Autor: Carvalho, Andrea Guimarães de
García, Renata Rodrigues de Oliveira
Resumo: Este artigo discute Libras como instrumento de aprendizagem escolar e de empoderamento da comunidade surda. O objetivo deste trabalho é trazer reflexões sobre a constituição da cultura e da identidade dos surdos com aquisição tardia de Libras no contexto escolar, verificando ações socioculturais, pedagógicas e interdisciplinares, que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Goldfeld, Quadros e Karnopp, Gesser, Rojo e Perlin, dentre outros autores, que sustentam as discussões teóricas. A metodologia envolveu a investigação dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas investigadas e propostas de ações de letramento envolvendo crianças surdas. Confirmou-se a relação entre a aquisição tardia da língua de sinais e as dificuldades escolares entre os alunos surdos investigados e a necessidade de se usar a Libras como língua de comunicação e interação entre os profissionais e demais alunos dessas escolas.
Abstract: This article discusses Libras as an instrument for school learning and empowerment of the deaf community. The objective of this paper is to bring reflections on the constitution of the culture and identity of deaf people with late acquisition of Libras in the school context, verifying sociocultural, pedagogical and interdisciplinary actions that occur in the teaching and learning process of these students. Goldfeld, Quadros and Karnopp, Gesser, Rojo and Perlin, among other authors, support the theoretical discussions. The Projetos Políticos Pedagógicos of the investigated schools were studied, and literacy actions proposed for deaf children. It was also confirmed the relationship between late acquisition of sign language and school difficulties among the deaf students investigated, as well as the need to use Libras as a language of communication and interaction between professionals and other students of these schools.
Palavras-chave: Libras
Língua e identidade
Inclusão do surdo
Letramento de surdos
Language and identity
Deaf inclusion
Deaf literacy
País: Brasil
Instituição: André Nogueira Xavier
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: CARVALHO, Andrea Guimarães de; GARCÍA, Renata Rodrigues de Oliveira. Contexto escolar e o ensino para surdos: a libras como instrumento de educação e de identidade. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 4, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/58737.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v4.58737
Identificador do documento: 10.5216/rs.v4.58737
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18436
Data de publicação: Jun-2019
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Andrea Guimarães de Carvalho - 2019.pdf188,19 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons