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Tipo do documento: TCC
Título: Leitura e crianças com síndrome de Down: um estudo de caso na biblioteca ASDOWN
Autor: Lemes, Mychelle Waleska Lisboa
Primeiro orientador: Faria, Keyla Rosa de
Primeiro membro da banca: Faria, Keyla Rosa de
Garbelini, Maria de Fátima
Resumo: Pesquisa o processo de leitura de crianças com Síndrome de Down e como isto afeta sua interação com o mundo ao seu redor, a partir da pesquisa realizada na Biblioteca da Asdown Goiás. Utilizou-se pesquisa de campo de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, com o intuito de saber como a leitura era realizada no seio familiar. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, o qual foi entregue a seis participantes – mães e pai de crianças com Síndrome de Down. Os resultados mostram que todos os responsáveis acreditam que a leitura seja algo importante e necessário para o desenvolvimento da criança e a interação deste com o mundo ao seu redor, entretanto, somente alguns incentivam de forma efetiva e intensiva a leitura com as crianças. Apenas metade dos responsáveis acreditavam que sua filha ou filho eram leitores, mesmo tendo relatado que a criança poderia pegar o livro e realizar a sua própria interpretação sobre a história que o livro contava. Conclui-se que é necessário o incentivo dos responsáveis para que a criança possa se sentir motivada a ler e criar um laço afetivo com a leitura. Ainda é necessário quebrar paradigmas referentes à concepção sobre a leitura.
Abstract: Researches the reading process of children with Down Syndrome and how it affects their interaction with the world around them, with a research conducted at the Asdown of Goiás Library. It was used field research with explorative character, with a qualitative approach, looking to know how the reading happened in the family habitat. It was used as a instrument of collecting data a questioner, that were given to the six participants - mothers and father of the children with Down Syndrome. The results show that all of the responsible believe that reading is something important and necessary for the child’s development and the interaction of the child with the world around them, but, only a few of them encouraged effectively and intensively reading with the children. Among them, only half of the responsible believed that their child was a reader, even with these reporting that the child could grab a book and do their own reading, based on their own interpretation of the story being told in the book. The conclusion is that the encouragement of the responsible is necessary so the child can feel motivated to read and create an affective bond with reading. It’s still necessary to break some paradigms referent to the conception about reading.
Palavras-chave: Literatura infantil
Deficiência intelectual
Prática de leitura
Children’s literature
Intellectual disability
Reading practice
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: LEMES, Mychelle Waleska Lisboa. Leitura e crianças com síndrome de Down: um estudo de caso na biblioteca ASDOWN. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18453
Data de publicação: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

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