Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18454
Tipo do documento: TCC
Título: Cursos de Biblioteconomia do Brasil: oferta da disciplina sobre conservação, preservação e restauração de acervo bibliográfico
Título(s) alternativo(s): Biblioteconomy courses of Brazil: offering discipline on conservation, preservation and restoration of bibliographic collection
Autor: Silva, Sandra Fonseca da
Primeiro orientador: Garbelini, Maria de Fátima
Primeiro membro da banca: Garbelini, Maria de Fátima
Gouveia, José Vanderley
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa sobre a conservação, preservação e restauração de acervo bibliográfico, por entender a importância desse assunto na formação do profissional bibliotecário. Buscou-se no referencial teórico a história das bibliotecas no mundo e os fundamentos da Biblioteconomia no Brasil. O objetivo do trabalho foi o de realizar uma pesquisa documental nos sites das Universidades Federais do Brasil, para identificar nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia se os mesmos oferecem em seus cursos disciplinas sobre o tema conservação, preservação e restauração de acervo bibliográfico. Ao analisar os resultados obtidos se identificou que existe a disciplina, porém na maioria dos cursos ela é optativa e o tema também é abordado como conteúdo em outras disciplinas. Observou-se ainda uma variação de nomenclatura quanto ao nome das disciplinas. Identificou-se que apenas na região centro-oeste na Universidade Federal de Goiás (UFG) não possui a disciplina e nem conteúdo em outra disciplina sobre o tema. Apesar dos avanços tecnológicos a maior parte dos acervos das bibliotecas brasileiras ainda é composta de material impresso, por isto ressalta-se a importância do ensino sobre o tema na formação do profissional bibliotecário.
Abstract: Our research about conservation, preservation and restoration of bibliographic collection, for the importance of this subject in the formation of the professional librarian. The theoretical framework was the history of libraries in the world and the foundations of library science in Brazil. The objective of this work was to conduct a documentary research on the websites of the Federal Universities of Brazil, in order to identify in the Pedagogical Projects of the Librarianship Courses that offer classes on the theme conservation, preservation and restoration of bibliographic collection. By analyzing the results it was identified that there is a discipline, but in most courses it is optional and the subject is also addressed as content in other disciplines. There was also a variation of nomenclature as to the name of the subjects. It was found that only in the Midwest region at the Federal University of Goiás (UFG) does not have the discipline nor content in another discipline on the refered theme. Despite the technological advances most of the collections of Brazilian libraries are still made up of printed material, so it is emphasized the importance of teaching on the subject in the education of professional librarians.
Palavras-chave: Formação profissional do bibliotecário
Conservação
Preservação
Restauração
Acervo bibliográfico
Education of professional librarians
Conservation
Preservation
Restoration
Bibliographic collection
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVA, Sandra Fonseca da. Cursos de Biblioteconomia do Brasil: oferta da disciplina sobre conservação, preservação e restauração de acervo bibliográfico. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18454
Data de publicação: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Sandra Fonseca da Silva - 2019.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons