Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18538
Tipo do documento: TCC
Título: Letramento informacional no ensino fundamental: a importância do pensamento reflexivo no ensino básico
Título(s) alternativo(s): Information literacy in middle school: the importance of reflective thinking in basic education
Autor: Lima, Eveline Pinheiro de
Primeiro orientador: Santos, Andréa Pereira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Andréa Pereira dos
Valério, Erinaldo Dias
Resumo: O Letramento Informacional é um processo que ajuda na emancipação e no pensar crítico dos estudantes, que constitui em ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento. Com este estudo pretendeu-se destacar como o letramento informacional é aplicado em um contexto escolar de nível fundamental e como a biblioteca está inserida neste contexto, o objetivo foi analisar o desenvolvimento do LI em uma escola particular no município de Goiânia, resultando que não há ainda processos ligados ao LI e a participação da biblioteca ainda é mediana em relação às atividades pedagógicas.
Abstract: Information literacy is a process that helps on emancipation and critical thinking of students, which constitutes actions to locate, select, access, organize, use information and generate knowledge. This study intends to highlight how information literacy is applied in a school context of fundamental level and how the library is inserted in this context, The objective was to analyze the development of the LI in a private school in the city of Goiânia, resulting that there are no processes related to the LI yet and the library participation is still average in relation to the pedagogical activities.
Palavras-chave: Biblioteca
Letramento informacional
School library
Information literacy
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: LIMA, Eveline Pinheiro de. Letramento informacional no ensino fundamental: a importância do pensamento reflexivo no ensino básico. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18538
Data de publicação: 23-Dez-2019
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Eveline Pinheiro de Lima - 2019.pdf857,55 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons