Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18571
Tipo do documento: Artigo
Título: Museus, ações educativas e prática arqueológica no Brasil contemporâneo: dilemas, escolhas e experimentações
Autor: Wichers, Camila Azevedo de Moraes
Resumo: Nesse artigo apresento um painel a respeito da relação entre museus, educação e prática arqueológica no Brasil contemporâneo, a partir da constatação de que o aumento das pesquisas arqueológicas tem trazido potencialidades e desafios específicos para essa relação. Identifico os principais dilemas enfrentados na construção de processos educativos baseados no patrimônio arqueológico e proponho caminhos de superação, a partir de projetos que envolveram ações de divulgação e sensibilização, ações educativas integradas e o desenvolvimento de processos de Musealização da Arqueologia, destacando-se o Programa de Educação Patrimonial Expresso Educação da Ferrovia Transnordestina e o Planejamento participativo do Museu do Alto Sertão da Bahia.
Abstract: In this article I present a panel regarding the relationship among education, museums, and the archeological practice in a contemporary Brazil, according to the findings that the increase in archeological research has brought specific potentiality and challenges to this relationship. I also identify the main dilemmas faced in the construction of educational processes based on archeological heritage and propose ways of overcoming them with projects that have involved actions of dissemination and awareness, integrated educational actions and the development of archeology’s musealization processes, emphasizing the Transnordestina Railroad Heritage Educational Program, and the participatory planning of the “Alto Sertão” museum in Bahia.
Palavras-chave: Educação
Museus
Arqueologia
Educação patrimonial
Planejamento museológico
Education
Museums
Archaeology
Heritage education
Museum planning
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Citação: WICHERS, Camila A. de Moraes. Museus, ações educativas e prática arqueológica no Brasil contemporâneo: dilemas, escolhas e experimentações. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 3, n. 6, p. 119-134, mar./abr. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.26512/museologia.v3i6.16732
Identificador do documento: 10.26512/museologia.v3i6.16732
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18571
Data de publicação: Abr-2015
Aparece nas coleções:FCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Camila Azevedo de Moraes Wichers - 2015.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons